"Renault será mais latina e Dacia mais germânica", diz chefe de design

Laurens van den Acker deu dicas sobre nova estratégia de mercado de cada marca

Dacia Duster 2018 Dacia Duster 2018

Anunciada há alguns meses pelo chefe de design Laurens van den Acker, a estratégia de diferenciar a Renault da Dacia em mercado emergentes como o Brasil terá implicações significativas na filosofia estética de cada marca. Em entrevista recente, o executivo adiantou que a prática do famigerado rebadge (troca de logotipos) será finalmente descontinuada e que a Renault constituirá uma linha de modelos próprios a nível global. Nesse sentido, a ideia é distinguir os caminhos a serem seguidos por cada fabricante e imprimir um maior nível de identidade em cada uma.

"Vamos tentar ser mais mais estratégicos. Estou trabalhando para que a Renault seja mais latina e sensual, enquanto a Dacia será germânica e robusta. Essa ideia está funcionando muito bem para nós”, explicou o chefão. Dessa forma, a linha a ser seguida pela francesa será mais ousada, emocional e chamativa do ponto de vista do design, ao passo que a fabricante romena adotará em seus carros um perfil mais racional, técnico e enxuto.

"Meu objetivo é ter uma linha global da Renault", disse Van den Acker. A partir de agora, todos os próximos lançamentos da marca em mercados emergentes terão design próprio, sem qualquer semelhança estética com os carros da Dacia. Prova disso é o SUV-cupê Arkana, que mesmo desenvolvido sobre a base B0 (de origem romena) tem design próprio e alinhado aos demais produtos franceses. Segundo o executivo, a única exceção será o Duster de nova geração, deixado de fora desta nova estratégia por estar bem posicionado no mercado e ser um dos veículos mais vendidos do grupo.

No caso dos próximos Sandero e Logan, conforme já adiantado, a grande inspiração será a nova geração do Clio, a ser lançada na Europa em 2019. O compacto, em versão simplificada, sucederá o Sandero no Brasil e poderá até mesmo ressuscitar este tradicional batismo. Lá fora, o Sandero terá uma nova geração própria e será vendido unicamente com o logotipo da própria Dacia.

Fonte: Autocar

Envie seu flagra! flagra@motor1.com