Fiat 500e terá nova geração com plataforma dedicada à elétricos
Objetivo é esquecer definitivamente o fracasso comercial da atual linhagem
Apesar de ser considerado um dos maiores fracassos comerciais da Fiat nos últimos anos, o elétrico 500e não será eliminado do catálogo internacional da marca. Conforme revelado recentemente por Pietro Gorlier, diretor de operações para a região EMEA, o investimento de 5 bilhões de euros que será aplicado nas fábricas italianas do grupo entre 2019 e 2021 custeará o desenvolvimento de uma nova geração para o compacto. O novo modelo já nascerá pensado como elétrico (ao contrário do que acontece hoje) e será construído sobre uma plataforma exclusivamente feita para este tipo de propulsão.
Diferente do 500e atual, vendido apenas nos Estados Unidos, o compacto de nova geração terá alcance global e será oferecido também na Europa. “Desenvolveremos novas soluções de powertrain com um foco significativo em tecnologias híbridas e elétricas”, disse Gorlier. A ideia é elevar ao máximo possível a escala de produção para viabilizar o projeto do ponto de vista comercial e não amargar prejuízos como acontece hoje.
Segundo estimativas, a Fiat perde atualmente cerca de US$ 14 mil em cada unidade vendida do 500e. O prejuízo é tamanho que, quando vivo, o então CEO Sergio Marchionne chegou a apelar junto aos consumidores para que não comprassem o modelo. "Se você está pensando em comprar um 500e, espero que você não o faça, porque cada vez que nós vendermos um perderemos US$ 14 mil", disse à época.
Até 2021, o grupo FCA espera lançar 13 novidades a partir das operações italianas, incluindo novos modelos Alfa Romeo, Fiat, Maserati e Jeep.
Fonte: InsideEVs
Galeria: Fiat 500e - Elétrico
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat 500 completa 15 anos de lançamento no Brasil; relembre trajetória
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Fiat 500 sai de linha na Europa e passa a ser produzido na África
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Fiat pode dar passo atrás com 500 elétrico ganhando versão híbrida
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Fiat 500 Tributo Trepiuno celebra 20 anos do conceito como edição especial