Com o objetivo de equalizar a capacidade de produção de suas fábricas na Itália, o grupo FCA irá promover mudanças importantes em sua estrutura. O plano prevê a diminuição das linhas de montagem da Fiat, que abrirá espaço para produzir mais modelos Jeep e um novo SUV da Alfa Romeo.

Segunda a matéria do Automotive News, fontes ligadas aos sindicatos locais afirmam que a grande montadora está concentrando esforços para ocupar as plantas subutilizadas e afastar a baixa produtividade e ociosidade no continente europeu. 

Nessa reestruturação, por exemplo, a fábrica de Melfi, que produz o Jeep Renegade, passaria a montar também o Jeep Compass. No caso, o SUV médio ocuparia a linha de produção do Fiat Punto, que saiu de linha em agosto. 

Enquanto isso, a fábrica de Pomigliano continuaria a fazer o Fiat Panda, best seller no mercado italiano. Segundo fontes, essa notícia desmente os boatos anteriores de que o compacto voltaria a ser produzido na Polônia, como era até 2011. Esta mesma planta também iria receber o novo Jeep de entrada, posicionado abaixo do Renegade.

Fiat Punto - A história

O Fiat Punto foi descontinuado em agosto na Europa

Com vendas em baixa, o Maserati Levante, feito na fábrica de Mirafiori, cederá sua plataforma para um SUV completamente novo. Feito pela Alfa Romeo, o modelo seria um pouco maior que o Stelvio, lançado em 2016.

Sétima maior montadora do mundo, a FCA coloca em prática um plano global para ampliar a produção SUVs. Estão sendo investidos US$ 10,2 bilhões neste objetivo, parte de um total de ambiciosos 45 bilhões de euros, que incluem o lançamento de carros elétricos e híbridos. O objetivo é dobrar o lucro operacional até 2022. 

Fotos: Divulgação

Galeria: Jeep Compass 2017 - Espanha

Envie seu flagra! flagra@motor1.com