A nova geração foi apresentada e chega a 100 km/h em 3,7 segundos

O novo Porsche 911 foi apresentado no Salão de Los Angeles e, como é de praxe, mantém muito de seus atributos. Ainda conta com um motor Boxer de seis cilindros na traseira. É difícil encontrar as diferenças visuais a comparar com seu antecessor. E tem um banco traseiro apertado. São coisas que tornaram-se características do 911, tão constantes quanto a gravidade. Porém, enquanto o novo membro da família 992 não foge da fórmula clássica usada há décadas, ele continua a refinar as ideias e atributos que tornaram o Carrera uma lenda.

A mais impressionante novidade do novo Porsche 911 é seu motor boxer com seis cilindros opostos na horizontal. O 911 Carrera S e o Carrera 4S, os dois primeiros membros da geração 992, utilizam o 3.0 boxer de 450 cv e torque de 56 kgfm, um aumento de 30 cv e 5 kgfm. Segundo a Porsche, o Carrera S com tração traseira acelera até 100 km/h em 3,7 segundos, enquanto o Carrera 4S, com tração nas quatro rodas, precisa de 3,6 segundos.

Adicione o pacote Sport Chrono (quem compra um 911 sem este pacote?) e o tempo de aceleração cai para 3,4 segundos. Este kit adiciona suspensão ativa, controle dinâmico de chassi e reduz a altura em relação ao solo em 20 milímetros. Para se ter uma ideia do quanto o 911 melhorou, o Carrera 4S é 0,6 segundo mais rápido do que o GT3 atual e apenas meio segundo mais lento do que o 911 GT2 RS. É absurdo.

A velocidade máxima, por outro lado, não mudou tanto assim. O Carrera S atinge os 307 km/h, apenas 2 km/h mais do que o 911 atual. Já o Carrera 4S mostra um resultado melhor, aumentando a velocidade máxima de 302 km/h para 306 km/h.

Há um porém nisso tudo. O novo 911 vem de série com a transmissão PDK de dupla embreagem e 8 marchas (iremos julgar seu desempenho em breve, quando tivermos a oportunidade de guiar o esportivo). Os puristas podem ficar calmos, pois a Porsche promete que o carro terá câmbio manual, só não diz quando estará disponível. Suspeitamos que, quando a marca alemã anunciar a versão manual, ela será equipada com uma unidade de 7 marchas, como a que encontramos na geração 991.

Porsche 911 Carrera (992) 2019
Porsche 911 Carrera (992) 2019

Além da melhora no motor, o novo Porsche 911 ganhou uma carroceria maior e rodas mais largas. Agora conta com maçanetas que se escondem quando não são necessárias e os sistemas de segurança ativa foram melhorados, incluindo um novo modo para pista molhada.

Os preços do Porsche 911 Carrera S 2020 na Europa começam em 120.125 euros (R$ 525 mil), subindo para 127.979 euros (R$ 560 mil) na versão S com tração nas quatro rodas. As entregas começam em março, enquanto a chegada ao Brasil já está confirmada para o segundo semestre de 2019.

Fotos: divulgação

Galeria: Porsche 911 Carrera S 2020