A Honda roubou o show no Salão de Frankfurt (Alemanha) do ano passado com a apresentação do Urban EV (que também foi apresentado no Salão de São Paulo), um compacto puramente elétrico com design retrô e ainda prometeu que irá produzi-lo. Tanto é que o hatchback já aparece rodando pelas ruas, testando a versão final antes do lançamento, previsto para o ano que vem. E ainda parece que irá manter boa parte das linhas do conceito e também suas tecnologias, como o uso de câmeras no lugar dos retrovisores laterais.

Nossos espiões deram sorte e estavam no lugar certo, na hora certa. Encontraram o Honda Urban EV andando por aí na forma de um protótipo com volante de mão inglesa. Ainda está bem camuflado, porém é possível notar algumas diferenças, como a adição de portas traseiras, que parecem utilizar maçanetas montadas nas colunas C.

2020 Honda Urban EV spy photo
Honda Urban EV Concept official image

Para que pudesse ter portas traseiras, as entradas dianteiras ficaram visivelmente mais estreitas e funcionam de forma padrão, ao invés das portas suicidas do conceito. Outra alteração foram as maçanetas dianteiras. Ainda são do tipo retrátil, escondendo-se na carroceria, mas agora estão posicionadas no lugar de sempre, enquanto o protótipo tinha as maçanetas próximas das rodas dianteiras.

Curiosamente, o protótipo estava com pequenas câmeras nas laterais no lugar dos retrovisores - tecnologia que deve ficar cada vez mais comum após o lançamento do Lexus ES no Japão. A dúvida é se a Honda tentará forçar uma mudança na legislação para que possa usar as câmeras ou se, em algum momento, irá trocá-las por espelhos convencionais.

2020 Honda Urban EV spy photo
Honda Urban EV Concept official image
2020 Honda Urban EV spy photo
Honda Urban EV Concept official image

Enquanto os faróis do conceito foram adaptados com o mesmo formato para a versão final, o mesmo não pode ser dito das lanternas quadradas, substituídas por um conjunto redondo semelhante aos faróis dianteiros. Há alguns cortes na camuflagem na região do porta-malas, que provavelmente foram feitos para deixar as luzes de ré visíveis. Na frente, há uma protuberância no meio do pequeno capô. A aposta mais segura é que seja o painel que abre para dar acesso à tomada de recarga.

2020 Honda Urban EV spy photo
Honda Urban EV Concept official image

As imagens mostram um pouco de como será o interior. É possível notar que terá uma tela enorme no painel, tanto para os instrumentos quanto para a central multimídia. As bordas dessa tela irão mostrar as imagens das laterais obtidas pelas câmeras que substituem os retrovisores. Enquanto a Honda não fala muito sobre as especificações, os rumores sugerem que terá uma autonomia de 250 km. Saberemos todos os detalhes no ano que vem, quando a fabricante deve apresentar o Urban EV de produção.

Fotos: CarPix, Automedia

Galeria: Honda Urban EV - Flagra

Envie seu flagra! flagra@motor1.com