Flagrada em testes de durabilidade desde o início do ano, a nova geração do Kia Soul finalmente caminha para se desfazer dos pesados disfarces e estrear de forma definitiva para o público. Prova disso vem da própria gigante sul-coreana, que divulgou a primeira imagem oficial do novo modelo e anuncia que o lançamento não deve demorar para acontecer. Uma data específica não foi revelada, mas tudo indica que a apresentação acontecerá pouco antes do dia 28, quando se abrem as portas do Salão de Los Angeles.
Construído sobre a mesma plataforma do Hyundai Kona, o Soul 2020 manterá o formato geral quadrado como grande destaque do design. A dianteira, por exemplo, adotará o mesmo tema empregado recentemente no primo, incluindo a pegada futurista trazida pelo conjunto óptico dividido em dois andares. A traseira terá lanternas grandes, com LEDs e formato de "L", como mostra o próprio teaser. Outro detalhe que chama atenção na imagem é a grafia "Soul" estampada na moldura plástica que reveste a coluna.
No geral, as proporções não devem mudar tanto, mas a plataforma será inteiramente nova, com reflexos no peso, no comportamento dinâmico e na rigidez da carroceria. Além disso, o modelo passará a oferecer opção de tração integral, atendendo à uma exigência de clientes dos Estados Unidos. Sob o capô, são esperados motores 2.0 aspirado de 150 cv e 18,1 kgfm, e 1.6 GDI turbo de 176 cv e 26,9 kgfm.
O grande destaque, porém, será uma versão puramente elétrica equipada com o mesmo conjunto mecânico do Niro EV. Ou seja, serão oferecidas duas opções de bateria (de 34 kWh ou 60 kWh), sendo a de maior capacidade com autonomia de aproximadamente 485 km (300 milhas). A potência deve chegar aos 204 cv, com torque de 39,9 kgfm. A expectativa é emplacar algo em torno de 20 mil unidades por ano.
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Kia Soul 2023 ganha bocão metálico em reestilização de meia-vida
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Kia Soul deixa de ser oferecido no Brasil e alta do dólar ameaça nova geração
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Kia Soul será vendido apenas em versão elétrica na Europa
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Sobreviventes: Palio Weekend, Montana, Fiesta Sedan e outros que seguem nas lojas