A Hyundai entende que muitas de suas rivais tem um pedigree não só nas ruas, como também nas pistas. Por isso vem trabalhando para colocar a marca coreana no mundo do automobilismo de duas formas. A primeira é com a criação da Hyundai N, sua divisão de carros de alto desempenho. Já a segunda é participando ou criando novas competições. Para o Brasil, a fabricante decidiu criar sua própria categoria, a HB20 Motorsport, com a promessa de ser uma das mais acessíveis do país.
“Hoje o Brasil está carente de categorias de entrada, de base. Então decidimos criar o HB20 Motorsport em parceria com a nossa rede de concessionários. São 30 carros nesta primeira etapa, todos os carros idênticos, preparados por nós e uma empresa de tuning. Os motores serão sorteados para cada etapa, para equilibrar e desenvolver as habilidades do piloto”, afirma Jan Telecki, chefe de marketing da Hyundai Motor Brasil.
Com início programado para março de 2019, a HB20 Motorsport irá acompanhar a Copa Truck, dividindo o espaço nos autódromos para que as duas categorias aconteçam no mesmo final de semana. Serão 16 provas, no formato de rodada dupla, nos quais os pilotos ganharão pontos pelas duas corridas, com um grid com 30 carros – com possibilidade de aumentar a quantidade de competidores. A Hyundai fechou uma parceria para transmitir a competição ao vivo pela Band Sports e pelas redes sociais.
O nome já deixa claro que o carro da competição será o HB20, mas especificamente na versão R spec. Porém, ao contrário da versão de rua que tem apenas visual esportivo, o modelo para as pistas receberá alterações mecânicas, com nova configuração das suspensões, sistema de telemetria do carro e adaptação na carroceria para competições. O motor 1.6 recebeu ajustes na admissão e escape, e uma injeção Pro Tune PR4, aumentando a potência máxima na roda em 20%, o que eleva a potência para cerca de 160 cv e com velocidade máxima de 200 km/h. A transmissão será a manual de 6 marchas não-sequencial já utilizada no carro de rua.
“A ideia é que a gente ofereça para o piloto ou para as equipes, caso elas decidam competir em duplas, os treinos livros, o qualifying e as duas corridas. Além disso, a gente entende que o conceito seat and drive é um serviço que a gente tá trazendo para o piloto, no sentido que ele vai poder ter chegar no autódromo e ter o carro preparado de forma equalizada com os demais carros do grid”, explica Angel Martinez, diretor executivo de vendas e marketing da Hyundai. “Os carros serão preparados por uma única garagem e vão encontrar ali mecânicos e telemetristas treinados pela fábrica, que vão prestar todo o serviço de pista para eles, durante todo o final de semana. Irão contar ainda com jogos de pneus para todo o final de semana e o combustível incluso no pacote.”
O custo da categoria será de aproximadamente R$ 200 mil ao ano, ou de quase R$ 17 mil por mês. A Hyundai já abriu as inscrições para o HB20 Motorsport e disponibiliza uma tendimento especial em seu estande no Salão do Automóvel de São Paulo. A competição entrará no calendário da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) para 2019 e o resultado obtido nas pistas valerá pontos no raking da premiação “Capacete de Ouro”.
Fotos: Donizetti Castilho
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