Não faltam títulos de corrida no mundo dos games. Além disso, jogos que se conectam de alguma forma com corridas do mundo real têm a reputação de colocar a marca acima da experiência de jogo. Em outras palavras, é bem difícil se destacar neste segmento, ou pior, se destacar pelos motivos errados. NASCAR Heat 3, da Monster e 704 Games, consegue chamar a atenção e estamos felizes em dizer que o faz da maneira correta. Na verdade, é tão bom que merecia sair do nicho dos fãs da NASCAR e atrair qualquer um que goste de simuladores de corrida em geral.

O que você precisa saber de cara é que há muito mais neste jogo do que andar nos circuitos ovais e tri-ovais norte-americanos, e não estamos falando de apenas incluir circuitos de rua na lista de pistas. NH3 oferece um modo carreira amplo e bem detalhado, onde podemos criar um piloto e batalhar para subir até o topo da categoria, começando em disputas numa pista de terra. Terra? Sim, você começa sua vida na NASCAR praticamente na várzea.

NASCAR Heat 3

Outro aspecto legal do modo carreira é que, ao invés de apenas ser um piloto procurando uma vaga para correr, você pode começar seu próprio time com o dinheiro que ganhar. Assim você pode ser também o dono e diretor da equipe, contratando outros pilotos e mecânicos para construir carros melhores. Quanto melhor a máquina, mais vitórias aparecem, o que faz com que a equipe cresça e evolua ainda mais. Há uma liberdade criativa significante na hora de criar os carros, com cores, grafismos, logotipos de patrocinadores, rodas e números. Os fãs da NASCAR vão amar este modo.

NASCAR Heat 3
NASCAR Heat 3
NASCAR Heat 3
NASCAR Heat 3

Mesmo com toda a parte de gerenciar a equipe, este ainda é um jogo de corrida antes de tudo. Se você quiser pular toda essa coisa de montar o time e quiser ir direto arrancar tinta nas corridas principais, o NH3 faz isso acontecer sem demoras. Escolher uma corrida rápida da série Monster Energy é muito fácil, e os fãs dos jogos de corrida vão se sentir em casa durante a ação na pista. A física tende um pouco mais para o lado arcade, mas possui aspectos de simulação o suficiente para ser desafiador, principalmente nos níveis mais altos de dificuldade e com as assistências desligadas. Mesmo se você estiver apenas praticando, logo começará a testar diversos traçados da pista para reduzir o tempo das voltas. É uma prova do tempo que a Monster gastou procurando o equilíbrio entre diversão e realismo.

Ficamos a maior parte do tempo correndo pelo Xbox One, usando um volante Logitech G920, e a resposta é excelente. O jogo não oferece o mesmo nível de ajuste do force feedback como games como Forza 7 e Project Cars 2, mas são títulos que buscam muito mais o realismo. O NH3 não precisa deste tipo de funcionalidade, o que é bom para um jogo deste tipo. Gaste alguns minutos ajustando a sensibilidade e os pontos mortos do jeito que gosta, e logo estará pegando o vácuo e ultrapassando seus rivais na pista. Nós também fizemos algumas voltas com um controle normal e achamos bem intuitivo, confortável e fácil de usar. Melhor ainda, é fácil dominar as respostas do analógico, algo importante já que o mundo das corridas é assim. Faça movimentos sutis e olhe sempre para a próxima curva, e logo irá receber a bandeira quadriculada.

Galeria: NASCAR Heat 3 - Avaliação

O céu é o limite na hora do NH3 ser tão real quanto a NASCAR como esporte. Seja no modo carreira ou em corridas rápidas, você pode tornar tudo bem simples ou complexo de acordo com o seu gosto. Isso inclui sessões de treinos livres, classificação e corridas com horas de duração, que irão exigir estratégias reais para os pneus, combustível e, se tiver azar, reparos no carro. Por outro lado, você pode fazer uma corrida de 5 minutos sem regras e se divertir como quiser. O mesmo pode ser feito com o seu carro. Se gosta de mecânica, pode fazer os ajustes nos mínimos detalhes. Ou pode usar o modo automático, escolhendo se prefere que ele saia mais de frente ou de traseira, e partir para a ação.

Talvez a melhor parte do NH3 seja as disputas online bem amplas. Apesar de ter sido lançado há aproximadamente um mês, ele já tem uma comunidade rica de pilotos procurando rivais para corridas sem compromisso, e de torneios acontecendo com regularidade. Claro, a inteligência artificial é boa o suficiente para divertir no modo offline, mas correr em um grid de 36 pilotos em Daytona, todos guiados por outras pessoas, explora as verdadeiras qualidades do game.

NASCAR Heat 3
NASCAR Heat 3

Há alguns problemas, mas nada que tenha reduzido nosso entusiasmo. O NH3 não é feio, mas não tem a mesma qualidade gráfica que outros títulos, principalmente em uma geração com gráficos em 4K. Em alguns momentos, parece até ser um jogo da geração passada, embora seja difícil de notar isso durante as corridas. O que notamos é a queda da taxa de quadros por segundo em alguns momentos. Não foi o suficiente para deixar tudo lento, só que deixou a ação gaguejando um pouco. Ainda assim, não chega a estragar a experiência.

Nossa conclusão? Com o fim do ano chegando, o NASCAR Heat 3 certamente seria um presente interessante para qualquer gamer que goste de jogos de corrida. Está disponível para Xbox One, PlayStation 4, e PC.

Imagens: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com