BMW promete carros elétricos com design normal
O aspecto futurista usado no i3 e i8 serão coisa do passado
Até agora, a linha totalmente eletrificada da BMW tem apenas dois veículos: o compacto elétrico i3 e o esportivo híbrido i8. Ambos foram desenhados inspirados em obras de ficção científica, algo comum entre os elétricos e híbridos - basta olhar para o Toyota Prius ou para a primeira geração do Nissan Leaf.
Como quase todas as marcas irão ter eletrificados nos próximos anos, a tendência é que veículos que parecem espaçonaves chegue ao fim. A BMW também percebeu esta mudança e promete que começará a produzir modelos elétricos e híbridos que não destoem dos carros a combustão da empresa.
Adrian van Hooydonk, diretor de design da BMW, disse à Autocar que a razão do i3 e do i8 terem um visual bem diferente era meramente para diferenciá-los com facilidade do resto da linha da empresa. Como seu portfólio terá versões elétricas nos próximos anos, o estilo "fora da caixa" ficou de lado.
"A mobilidade elétrica irá se espalhar por toda a nossa linha em um espaço relativamente curto de tempo - até o ponto em que ser elétrico ou híbrido será apenas uma opção a ser escolhida na hora de encomendar o carro", disse van Hooydonk. "O fato é que os clientes da BMW querem um carro dinâmico, seja ele movido por energia elétrica ou não, e há cada vez menos motivos para que esses carros tenham estilos diferentes."
Esta mudança de identidade visual para os carros elétricos da BMW começa a aparecer com o conceito iX3 (na primeira foto do post), mostrado no Salão de Pequim (China) no início do ano. O protótipo adianta o futuro crossover elétrico da empresa e que está muito mais próximo visualmente dos outros SUVs da empresa do que o i3 do Série 1. Será lançado em 2020, como o primeiro da nova linha de carros totalmente elétricos da fabricante.
Porém, isso não significa que todos os próximos carros eletrificados da BMW terão um design normal. O conceito iNext (na foto acima), que está programado para ser produzido em 2021, traz um design radical que faz o i3 parecer normal. Só que é o iX3 que servirá de exemplo de como a linha da BMW i será visualmente. Claro, ainda é um conceito, então terá alguns detalhes suavizados quando começar a ser fabricado, mas também não irá ficar sóbrio como o Série 5 ou o X5.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW M4 CS: dirigimos o esportivo com apenas 35 unidades no Brasil!
Novo Hyundai Creta ganha versão elétrica com até 473 km de autonomia
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv
IPVA SP 2025: Governo muda regra e apenas híbridos da Toyota terão isenção
BMW cancelou novo M1 aos '45 do segundo tempo' para focar em SUV
Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV