Novo Toyota Corolla sedã só chegará às lojas em 2020
Modelo terá variante híbrida flex e o mesmo design frontal das versões hatch e perua
A nova geração do Toyota Corolla já apareceu na versão hatchback (que inclusive está sendo vendida na Europa e EUA) e, mais recentemente, na carroceria perua. Mas, cadê o sedã, justamente o modelo que importa para nós? Tudo indica que ele só começará a ser vendido no início de 2020, não só aqui como também nos Estados Unidos, como diz o site Cars Direct, citando ordens de pedido de concessionários na terra do Tio Sam.
Esta demora deve se repetir no Brasil. A Toyota anunciou recentemente um investimento de R$ 1 bilhão para a fábrica de Indaiatuba (SP), valor que será usado para modernizar o complexo – ou seja, torná-lo capaz de produzir os carros com a nova plataforma modular TNGA. A marca diz que a reforma deve ser finalizada em 18 meses (um ano e meio), o que empurraria a produção do sedã para 2020. Apostamos em uma apresentação do modelo em março de 2020, mantendo a tradição da empresa de lançar os novos Corolla neste mês.
Muito do que foi visto no Corolla Hatchback e Corolla Touring será levado para a versão sedã. O design será semelhante, com os faróis e lanternas angulares e a grande frontal enorme que vai até o para-choque. O mesmo deve acontecer com o interior, muito mais limpo e moderno do que o Corolla atual. Nada de reloginho no painel ou de rádios com aspecto de anos 1990. O painel agora pode ser totalmente digital nas versões mais caras, além de contar com uma central multimídia com tela flutuante e maior tamanho.O freio de estacionamento passa a ser elétrico. E até o volante foi atualizado, com desenho do Camry e todos os comandos nele, ao invés da haste na coluna para controlar o piloto automático.
Flagra enviado aos nossos colegas do FlatOut! mostra o hatch em testes no Brasil, mas só teremos a versão sedã
A Toyota aposta em dois pilares para seus novos projetos. O primeiro é a segurança, equipando todos os seus veículos com uma boa lista de equipamentos, como controle de cruzeiro adaptativo com detecção de placas, assistente de permanência em faixa, farol alto automático, sistema pré-colisão com detecção de pedestre e mais. Porém, isso é lá fora e ainda não sabemos se farão o mesmo no modelo nacional.
O segundo pilar é mais interessante para nós por estar praticamente confirmado. Todos os carros da Toyota terão uma variante híbrida – até mesmo a picape Hilux. Não será diferente com o Corolla, que terá uma mecânica semelhante à do Prius, com motor 1.8 a combustão e outro elétrico. A fabricante está trabalhando com afinco na versão flex deste conjunto, rodando com um Prius bicombustível pelo Brasil. Esta motorização equipará o novo Corolla feito em Indaiatuba.
O outro motor da linha será o 2.0 atualizado com injeção direta, que aposentou o 1.8 no exterior. Ele gera 170 cv e 21,4 kgfm, valores consideravelmente maiores do que os 154 cv e 20,7 kgfm do Corolla 2.0 atual vendido no Brasil. Em ambos os casos, o câmbio será uma evolução do CVT atual, com uma primeira marcha fixa.
Montar a plataforma TNGA em Indaiatuba ainda permitirá que a Toyota finalmente lance um SUV compacto para o Brasil. Esqueça o C-HR, é um modelo muito caro para o nosso mercado. Durante o último Salão de Tóquio, a empresa deu dicas de que poderia criar um modelo inédito, inspirado no conceito Daihatsu DN Trac.
Esperar mais um ano e meio até a nova geração do Toyota Corolla não deve ser difícil para a fabricante. Afinal, o sedã domina o segmento com folga, mesmo após a renovação de seus rivais Honda Civic e Chevrolet Cruze, acumulando 42.929 unidades emplacadas desde janeiro. Para ter uma ideia, a soma dos outros quatro sedãs médios mais vendidos (Honda Civic, Chevrolet Cruze, Ford Focus Fastback e Nissan Sentra) chega a 40.645 unidades. Este bom resultado do Corolla permite que a Toyota se dê ao luxo de trabalhar com calma na nova geração do sedã.
Fonte: Cars Direct
Galeria: Toyota Corolla 2020 - Flagra nos EUA
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