Parece que a Tesla é considera como o alvo a ser abatido, ou talvez algumas empresas estejam achando melhor trabalhar com motores elétricos do que a combustão. Em todo caso, a Jaguar pode ser mais uma a apostar todas as suas fichas nos elétricos. Após o sucesso inicial do I-Pace, a fabricante britânica considera mudar sua linha inteira para carros elétricos durante os próximos 12 anos.
Segundo a revista inglesa Autocar, a Jaguar estuda tirar de linha todos os seus motores a combustão em um prazo entre cinco e dez anos, substituindo todos os seus carros por versões elétricas. Além do I-Pace, o velho sedã XJ pode ganhar uma nova geração elétrica, enquanto os XE e XF seriam substituídos por SUVs de tamanhos semelhantes para competir com carros como o Audi E-Tron e Mercedes-Benz EQC.
Em uma entrevista separada, Ian Callum, chefe de design da Jaguar Land Rover, disse que o novo XJ elétrico seria um grande passo acima do modelo atual - não só em motorização, como também visual. "O design tem que simbolizar a mensagem de um carro esportivo. Não é apenas um sedã de três-volumes. É algo que as pessoas querem dirigir. E esta deve ser a mensagem de sua forma", disse o executivo.
O E-Pace e o F-Pace podem dar espaço para um novo I-Pace em 2025, e o supercarro J-Pace com motor central - que deve ser revelado em 2022 - não ficaria nas concessionárias por muito tempo. A Jaguar iria matar o carro híbrido em 2027, ficando apenas com modelos elétricos a partir de então.
Com quatro ou cinco modelos totalmente elétricos em sua linha até o final de 2020, a Jaguar poderia vender até 300 mil carros por ano, segundo a Autocar. A mudança para veículos EV ainda poderia afetar a Land Rover, que irá transformar a maioria de seus modelos a gasolina em híbridos com sistema de 48 volts, similar ao que já é utilizado pelo Range Rover Sport P400e.
Mesmo com todas as informações já disponíveis, os planos podem mudar até 2030. Fatores como as vendas, ou falta delas, podem matar o futuro elétrico da Jaguar.
Fonte: Autocar
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Por que os britânicos estão obcecados em converter clássicos em elétricos?
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Jaguar estava com ótimos carros, mas tudo ruiu; o que aconteceu?
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Jaguar: transição para elétricos tem sido "muito frustrante"