Há um tempo, a Renault achou que seria uma boa ideia pegar os carros da Dacia, sua marca romena, trocar o logo pelo emblema do losango da marca e vendê-los em países como o Brasil. A empresa acabou mudando de ideia neste ano e disse que não faria mais isso. Agora Laurens van den Acker, chefe de design da fabricante francesa, diz que a nova geração do Sandero, prevista para 2019 na Europa, será “um verdadeiro Renault para todos.”
Em uma entrevista para os jornalistas argentinos, o designer comentou um pouco sobre como seria a estratégia de separar Renault e Dacia. Van den Acker explicou que, do ponto de visto estético, podemos esperar algo semelhante ao que aconteceu com o Captur ou com o recém-apresentado Arkana. Há parte da mecânica da Dacia, como a plataforma B0, mas o estilo foi feito todo pela Renault, ao contrário do que acontecia com o Sandero, que foi desenhado como um Dacia e a Renault apenas alterou suas linhas para ganhar o logo da empresa.
Segundo Van den Acker, a única exceção à esta regra será o Duster. Isso porque o SUV tornou-se um modelo icônico para todo o grupo Renault, “algo como o Mustang para a Ford”. Ou seja, o utilitário continuará a ser um produto da Dacia que será adaptado para os mercados onde a marca romena não atua, por ser algo próprio.
Um exemplo desta mudança de estratégia será o Renault Sandero reestilizado. Ao invés de seguir o estilo adotado na Europa, o estúdio de design da marca no Brasil criou seu próprio desenho, adiantado em patentes no INPI (como mostram as imagens acima). Previsto para o ano que vem, o hatchback terá novas lanternas na posição horizontal, que mudam completamente a traseira do compacto. Já o Logan será mais parecido com o modelo europeu, adotando as mesmas alterações estéticas. Além do desenho novo, receberá o motor 1.6 com câmbio CVT, repetindo o conjunto mecânico do Duster e do Captur.
Fonte: Argentina Autoblog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fora de linha no Brasil, Renault Sandero chega à linha 2023 na Argentina
Fiat Grande Panda tem chegada às lojas adiada por problemas de software
Sandero terá nova geração em 2027 com design robusto e versão elétrica
VW ao trabalhadores europeus: hora de apertar os cintos
Sandero volta a liderar vendas de carros na Europa em abril
Mercado chinês tem leve recuperação após 4 meses seguidos em baixa
Carros mais vendidos na Europa em fevereiro: Tesla duela com Sandero