Após o Ministério da Justiça abrir uma investigação contra a Honda por não reportar os acidentes causados pelos airbags da Takata, a marca anuncia uma campanha de recall de 66.915 unidades da dupla Fit e City. Os modelos produzidos entre 2013 e 2014 ainda utilizam as bolsas infláveis do lado do passageiro, equipamento que provocou mais de 20 mortes nos Estados Unidos após inflar com muita força e disparar fragmentos metálicos contra os passageiros.
O defeito é causado pelo material usado no insuflador do airbag. O componente químico pode se deteriorar por conta da umidade ou mesmo com o passar do tempo, fazendo com que seja acionado involuntariamente e infle a bolsa de ar com uma força muito maior do que a prevista. Isto provoca o rompimento da estrutura do insuflador e dispara os fragmentos metálicos no interior do veículo. O defeito levou a milhões de veículos convocados globalmente e levou a Takata à falência.
Os Honda Fit produzidos entre 8 de março de 2013 e 10 de abril de 2014, e os City feitos entre 16 de abril de 2013 e 2 de junho de 2014 ainda contam com o airbag defeituoso. Os proprietários devem entrar em contato com a marca pelo site ou pelo telefone 0800 701 3432 para agendar a substituição gratuita do equipamento.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Questão nos freios obriga BMW a fazer recall de 1,2 milhão de carros
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Toyota faz recall do aerofólio da Hilux SRX Plus por risco de rachadura
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Ferrari enfrenta processo por não consertar defeito no freio após recall
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Cummins paga multa bilionária por fraude em motores da Ram