Lançada em 2011, a atual geração do Volkswagen Fusca (Beetle em alguns países) começa a se despedir do mercado. Prova disso é o lançamento na América do Norte da série especial Final Edition, pensada como forma de homenagear a trajetória do icônico modelo. A novidade traz uma série de detalhes exclusivos no visual e tem preço inicial sugerido de US$ 23.940, cerca de R$ 99.900 numa conversão direta.
Segundo a VW, o Fusca Final Edition é oferecido tanto na carroceira cupê quanto na conversível, sempre nas versões SE e SEL. A carroceria pode ser pintada nas cores Pure White, Deep Black Pearl e Platinum Grey, além das tonalidades exclusivas Safari Uni e Stonewashed Blue. A série traz ainda pacote de itens cromados e, na configuração mais cara, equipamentos como faróis bi-xenônio, lanternas traseiras de LED e rodas de 18 polegadas calçadas com pneus de faixas brancas.
No interior, há botão de partida, volante multifuncional revestido em couro, pedais de alumínio e ar-condicionado automático. A SE possui bancos padrão de tecido, enquanto a SEL oferece revestimento em couro. No modelo de entrada o sistema de entretenimento também é simples (o chamado Composition), enquanto na mais cara marca presença o Discover Media, com sistema de som da Fender.
Sob o capô, ambas as versões têm motor 2.0 TSI de 176 cv e câmbio automático de 6 marchas.
Junto com o lançamento da edição, a VW também confirma o fim do Fusca a partir do ano que vem. "A perda do Fusca depois de três gerações, ao longo de quase sete décadas, evocará uma série de emoções dos muitos fãs devotos", disse Hinrich J. Woebcken, presidente e diretor executivo da marca na América do Norte. Não existem planos imediatos para uma nova geração, mas há esperança. "Nunca diga nunca", completou Woebcken.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
SP tem mais Fusca placa preta que qualquer outro carro clássico; veja a lista
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Volkswagen Fusca: último exemplar saiu de linha no México há 20 anos
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Fusca 1979 com apenas 3 km é leiloado por mais que um Tiguan 2024
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Acabou para o Fusca: Volkswagen diz que o clássico não voltará