Apresentada ao público em janeiro de 2015, a picape conceitual Santa Cruz, da Hyundai, finalmente parece ter despertado o interesse dos executivos da marca na América do Norte. Em entrevista concedida à agência de notícias Reuters, o vice-presidente de planejamento da empresa, Michael J. O"Brien, confirmou a estreia do modelo na região e pôs fim às incertezas que rondavam o lançamento da picape por lá. Muita gente questionava a demora da empresa em anunciar a decisão, já que o protótipo foi mostrado há mais de dois anos e desde então nada havia sido confirmado.

Leia também:

Concebida com a mesma proposta da Fiat Toro (carroceria monobloco derivada de crossover), a Santa Cruz será baseada na plataforma do novo Tucson. Quando apresentou o modelo, a Hyundai afirmou que ela seria capaz de combinar todo conforto e espaço característicos de um crossover com a praticidade que só um veículo com caçamba pode oferecer. “Faremos algo diferente. Não apostaremos em capacidade de carga ou tração extra para puxar reboques”, disse um porta-voz na época.

 

Hyundai Santa Cruz Crossover Truck Concept

 

Nas contas da marca, será possível vender entre 50 mil e 70 mil unidades por ano, com preços na casa dos US$ 25 mil. A ideia é diversificar o portfólio e apostar em novas propostas para o mercado norte-americano, dada a queda na demanda por automóveis de passeio (principalmente sedãs). Nos primeiros 7 meses deste ano, por exemplo, as vendas do Sonata recuaram quase 30%, enquanto a procura por SUVs subiu 11% - lembrando que a marca só oferece os modelos Tucson e Santa Fe por lá. O Kona deve chegar em breve para reforçar a oferta e ampliar os números.

 

Salão do Automóvel: Hyundai Creta STC Concept surpreende e sugere uma picape anti-Toro

Coreanos de olho nas picapes

A Santa Cruz, vale lembrar, não é a primeira demonstração de interesse da Hyundai neste segmento. No Salão do Automóvel do ano passado, por exemplo, a marca mostrou ao público uma picape derivada do Creta, provando que está atenta aos novos gostos do consumidor - ou, em outras palavras, às boas vendas da Fiat Toro. Não obstante, executivos disseram em outras ocasiões que também há planos para uma outra picape, sendo esta de porte médio e construção tradicional sobre chassi. Neste caso, a ideia seria brigar com a Toyota Hilux.

Fonte: Reuters
Fotos: divulgação e arquivo Motor1.com

Galeria: Hyundai Santa Cruz Concept

Envie seu flagra! flagra@motor1.com