Já flagrada em outras ocasiões nas versões convencionais, a aguardada nova geração do BMW Série 1 2019 aparece agora na configuração apimentada M140i. Fotografado durante testes no circuito alemão de Nürburgring, o hatch esportivo ainda esconde o novo visual sob pesada camuflagem, mas antecipa de maneira geral o que esperar desta nova geração encarnação.
As linhas seguirão o padrão visto em lançamentos recentes e, na mecânica, a principal novidade ficará por conta da adoção de uma nova plataforma: a base UKL de tração dianteira, a mesma já utilizada pelo SUV X1 e X2 e também pelos primos MINI.
Dessa forma, o Série 1 2019 será o primeiro da história a dispensar a tração traseira. A mudança alinhará o hatchback com praticamente todos os demais integrantes do segmento (Mercedes-Benz Classe A, Audi A3 e tantos outros), mas isso poderá não agradar aos fãs mais puristas. Haverá perda em esportividade, mas a ideia da marca é oferecer um modelo mais espaçoso e acolhedor para os ocupantes.
A nova plataforma também implicará no uso dos motores turbo de 3 e 4 cilindros, em posição transversal, excluindo o propulsor de 6 cilindros em linha longitudinal usado nas versões esportivas do modelo atual. Na prática, a tradicional versão M deixará de ser equipada com um motor "raiz" para adotar um 2.0 turbo, com conceito downsizing e proposta mais moderna. Esta geração também não oferecerá carroceria de duas portas, seguindo uma tendência de mercado.
O lançamento poderá acontecer ainda neste ano, provavelmente durante o Salão de Paris em outubro.
Fotos: CarPix para Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo BMW Série 1 2024: 4ª geração muda visual e recebe sistema micro-híbrida
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Teaser: BMW mostra o novo Série 1 pela primeira vez
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Projeção revela como pode ficar o BMW Série 1 que passará por facelift
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
BMW 118i M Sport amplia gama de versões do Série 1 por R$ 315.950