Conceitos esquecidos: Fiat FCC4 fez prévia da Toro com disfarce de sedã
Com teto baixo e vidro traseiro inclinado, ele tinha a "caçamba" coberta
Nome: Fiat FCC4
Estreia: Salão do Automóvel de São Paulo 2014
Especificações: Sem motorização. Quando se tornou a Toro, chegou com versões 1.8 flex e câmbio automático de 6 marchas e 2.0 turbodiesel com câmbio automático de 9 marchas e tração 4x4, além de uma manual de 6 marchas (descontinuada tempos depois). Mais tarde, ganhou a opção do 2.4 flex com câmbio automático de 9 marchas.
Porque lembramos dele: Sem grandes atrações para mostrar no Salão do Automóvel de 2014 (apenas o 500 Abarth e o Bravo com um tapa no visual), a Fiat achou que era hora de antecipar um dos lançamentos que mudariam a história da marca nos anos seguintes. Assim, o FCC4 mostrava parte das linhas que estariam na primeira picape média-compacta da empresa, a Fiat Toro, que chegaria ao mercado em 2016. Para dissimular, os designers do Fiat Design Center Latam optaram por um teto rebaixado e um vidro traseiro inclinado, além do terceiro volume coberto. Desta forma, definiram o conceito como "cupê de quatro portas com alma aventureira".
Um dos destaques de estilo do FCC4 era sem dúvidas a dianteira com blocos óticos separados, que mais tarde viria a se tornar uma das marcas registradas da Toro. Na parte superior, finos feixes de LED's faziam o papel de DRL, ou seja, luzes de posição diurna. Já os faróis principais ficavam mais abaixo, ao lado da grade. Na traseira, a lanterna também já dava pistas de como ficaria a picape, mas ousava pela inclinação do vidro traseiro estilo fastback e pelas portas assimétricas, solução que acabou não sendo adotada no produto final - a Toro tem apenas a tampa dividida em duas folhas e com abertura lateral.
Pelas proporções do FCC4 também já era possível saber mais ou menos o porte que teria a Toro. Medindo 5 metros de comprimento por 1,940 m de largura e 1,600 m de altura, ficava claro que bastava elevar a linha das janelas e "descobrir" a caçamba para desvendar a picape que estava escondida ali embaixo. Desenvolvida sobre a plataforma dos Jeep Renegade e Compass, a Toro vem se mostrando o maior sucesso comercial da Fiat dos últimos tempos.
Fotos: divulgação
Galeria: Fiat FCC4 Concept
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Toro soma 550.000 unidades produzidas no Brasil em 8 anos
Linha GWM Haval H6 2025 tem promoção com bônus de até R$ 15 mil
Fiat Toro Ultra 'sobra' e tem unidades 24/24 com até R$ 15.000 de bônus
Nissan faz reformulação interna e contrata ex-Jeep para sair da crise
Fiat Toro Ultra some do site e tem 'fim de linha temporário'; entenda
Safety Center do grupo Stellantis atinge 1.000 testes realizados
Comparativo Fiat Toro vs. Ram Rampage: família, família, negócios à parte