Em uma nova fase, o Latin NCAP testou o Nissan March seguindo seu novo protocolo para impactos, considerando o lateral. Se anteriormente o hatch conseguiu três estrelas para adultos e uma para crianças (em dezembro de 2016), dessa vez o resultado foi de apenas uma estrela para adultos e duas para crianças.
Produzido em Resende (RJ), o March teve pontuação para adultos de 20,11 (de 34 possíveis) e 21,42 para crianças (de 49 possíveis). Com isso, teve desempenho inferior ao Renault Kwid (22,85/33,87), mas superior ao Sandero em adultos (18,01/28,97) e consideravelmente inferior ao Nissan Kicks (25,39/37,41), SUV com quem divide a fábrica e parte da plataforma. O Ford Ka zerou no teste para adultos, mas obteve 30,98 pontos para crianças.
Outro ponto considerado são as ausências de ESP, aviso de cinto de segurança atado e qualquer forma de fixação de cadeiras infantis no banco traseiro. No relatório dos testes de impacto, chama a atenção a proteção fraca para o peito do motorista no frontal, além da observação de partes que podem ferir os joelhos, e marginal para o tórax no impacto lateral. "Podemos notar uma penetração importante na estrutura durante a batida lateral, apesar do carro ter reforços nas portas", disse a entidade.
O Nissan March é um dos modelos que aguarda nova geração para breve no Brasil. Lançado no exterior com plataforma nova, por aqui é esperada uma versão simplificada, baseada no Kicks, mas com o mesmo visual que roda na Europa.
Fotos: Latin Ncap
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Etios, March, Sandero, Versa e Spin estão em alta entre os usados, diz Kavak
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nissan March perde versões e começa a sinalizar saída do mercado
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Aposentado no Brasil, Nissan March faz sucesso entre os mexicanos em março
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Nissan March 2021 ganha cara do Versa para seguir vivo no México