Conceitos esquecidos: Audi TT Sportback seria resposta ao Mercedes CLA
Inédita versão de quatro portas do cupê apareceu em 2014 e era para ter chegado ao mercado no ano seguinte
Nome: Audi TT Sportback
Estreia: Salão do Automóvel de Paris 2014
Especificações: 2.0 turbo e injeção direta, quatro cilindros em linha, 400 cv e 45,9 kgfm, câmbio S-Tronic de dupla embreagem e 7 marchas.
Porque lembramos dele: A Audi estava para lançar a terceira geração do TT em 2015 e, como forma de antecipá-lo, mostrou três conceitos: TT Shooting brake, TT Off-Road e, o mais interessante deles, o TT Sportback. Revelado ao mundo no Salão de Paris em 2014, o Sportback era o que mais tinha cara de se tornar realidade. Trazia basicamente a mesma dianteira que acabou indo para o TT de produção, além de uma bela carroceria de quatro portas e quatro lugares - configuração inédita para um TT.
Tendo como destaque a linha de teto bastante curva, o TT Sportback era basicamente uma versão alongada do TT tradicional com duas portas extras e a traseira levemente mais saliente. Media 4,47 metros de comprimento por 1,89 m de largura e 1,38 m de altura. A traseira exibia lanternas delgadas e unidas por um refletor com o logotipo das quatro argolas no centro.
Internamente, tinha como atração o quadro de instrumentos digital (Virtual Cockpit) e o ar-condicionado com visor digital na própria saída de ventilação - dois recursos que chegaram ao TT de produção. Já os dois bancos traseiros individuais, com um pequeno console entre eles, ficaram apenas no modelo conceitual.
O TT Sportback era equipado com motor 2.0 TSFI (turbo e injeção direta), o mesmo do TT de entrada, porém reajustado para entregar 400 cv de potência e 45,9 kgfm de torque (como no VW Golf R400, que também não passou da fase conceitual). Trabalhava em conjunto com o câmbio S-Tronic de dupla embreagem e 7 marchas, enviando força às quatro rodas por meio do sistema de tração integral quattro. De acordo com a Audi, a aceleração de 0 a 100 km/h era feita em apenas 3,9 segundos.
Na época muitos cogitaram sua produção para o ano seguinte, principalmente de olho no sucesso que o rival Mercedes CLA estava obtendo em alguns mercados, como os EUA. Também fazia bastante sentido um cupê de quatro portas compacto, visto que a Audi aposta neste segmento em faixas mais altas, com o A5 Sportback e o A7 Sportback. Mas, como sabemos, o TT de produção ficou restrito apenas à convencional carroceria cupê.
Fotos: arquivo Motor1.com e divulgação
Galeria: Audi TT Sportback concept 2014
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 10:00 Projeção revela como pode ficar o BMW Série 1 que passará por facelift
- 08:00 Porsche 718 Spyder RS é despedida da combustão; veja impressões
- 18:00 BMW Série 3 é oferecido com financiamento sem juros ou parcelas reduzidas
- 17:00 Lada Niva segue vivo e tem curiosa versão picape de apenas R$ 60.000
- 16:38 Motor1.com Podcast #252: Como as marcas chinesas dominarão mercados globais
- 16:00 Dodge Durango SRT AlcHemi é a despedida do V8 no SUV
- 15:00 Shineray lança Free 150 com preço inferior a R$ 10 mil: o que ela traz?
- 13:30 Toyota explica porque tirou polêmico aerofólio da Hilux
Sobre este artigo
Categoria |