Meses após a estreia na China, chegou a vez do Mercedes-Benz Classe A Sedan aparecer em sua versão global, com entre-eixos mais curto do que sua contraparte oriental. Assim como o Classe A hatchback, o sedã traz a nova identidade visual da marca alemã e apostará em muita tecnologia. Já foi confirmado para o Brasil, importado do México e com grandes chances de ser produzido em Iracemápolis (SP).
Seu design é familiar, mas sem perder o brilho. Utiliza as mesmas linhas que o Classe A hatch, inspiradas no novo CLS. É o carro mais aerodinâmico já feito pela Mercedes-Benz, com um coeficiente de arrasto de somente 0,22. Mede 4,54 metros de comprimento, o que o deixa menor do que os 4,63 m do CLA, mas com um entre-eixos mais longo (2,72 m contra 2,70 m). A versão chinesa tem 2,78 m de entre-eixos. Terá rodas de 17" até 19", dependendo da versão.
Apresentado nos EUA, o Classe A Sedan chegará por lá nas versões A220 e o A220 4Matic. Ambas utilizam o motor 2.0 turbo de quatro cilindros, produzindo 190 cv e 30,4 kgfm, em conjunto com o câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas. É um pouco mais potente do que o Classe A hatch de entrada, que tem 163 cv e 25,5 kgfm.
Por dentro, o sedã terá novas tecnologias. Trará o sistema MBUX, com duas telas de 10,25 polegadas, uma para a central multimídia e outra para o painel de instrumentos. Esta configuração é utilizada no Classe A hatch e na nova geração da Sprinter. A Mercedes diz que é o seu sistema mais avançado e tem até capacidade para utilizar realidade aumentada.
As versões de entrada utilizam telas menores, de 7 polegadas, enquanto as de 10,25 polegadas são opcionais. Pagando mais um pouco, ainda pode vir com head-up display e controle de voz inteligente - que pode ser acessado ao falar "Hey, Mercedes."
O MBUX não será a única tecnologia avançada do Classe A Sedan. Contará também com um pacote de segurança e de condução semi-autônoma, utilizando os mesmos sistemas do luxuoso Classe S. É capaz de acompanhar o trânsito, acelerando e freando de acordo com o carro à frente e o limite da via, além de fazer curvas leves sozinho. O sistema composto por câmeras e radares são capazes de ver até 500 metros a frente do veículo. Frenagem automática de emergência e assistente de permanência em faixa fazem parte do pacote opcional.
O novo Mercedes-Benz Classe A Sedan chega às concessionárias brasileiras em 2019. Sua apresentação pode acontecer ainda neste ano, no Salão de São Paulo. Ainda terá uma versão AMG A35, que deve ser revelada no ano que vem, enquanto a extrema A45 irá levar mais um tempo para ser lançada.
Fonte: Mercedes-Benz
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz seguirá fazendo carros a gasolina porque "elétricos são caros"
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Mercedes-Benz Classe A com dois motores foi feito para pilotos da F1
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Mercedes-Benz lança novo Classe A 2023 no Brasil por R$ 344.900
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novo Mercedes-Benz Classe A 2023 será híbrido-leve no Brasil