Um dos aplicativos de navegação mais utilizados no mundo, o Google Maps ajuda pedestres, motoristas de carros e até quem anda de transporte público. Os motociclistas acabaram englobado no mesmo pacote que os carros. Até agora, pois a Google anuncia que quem pilota motos terá seu próprio sistema, com uma nova função feita especialmente para este público.
Desenvolvido na Índia, um dos países que mais utilizam motos, a opção “motorcycle” do Google Maps pensará em rotas especialmente para os motociclistas. O app irá levar em conta as diferenças na motorização em relação aos carros e que existem vias onde motos não podem circular – como a pista expressa da Marginal Tietê, em São Paulo -, ou ruas que não são adequadas para o veículo. Desta forma, o Google Maps procura a rota mais eficiente e estacionamentos na área.
Até a forma de navegação será diferente. Como o piloto não pode olhar para a tela e precisa se guiar pelas instruções de áudio, a função irá utilizar pontos de referência para guiar o caminho da moto e indicar em que rua deve virar.
No momento, a função para o Google Maps está disponível somente na Ásia oriental, em países como Filipinas, Índia, Indonésia, Malásia, Myanmar, Hong Kong, Taiwan, Tailândia e Vietnã. A Google ainda não disse quando irá disponibilizar esta opção no resto do mundo. Porém, podemos esperar que seja em breve, já que o Waze (que também é da Google) terá uma função semelhante em breve.
Imagens: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
CG 160 2025 marca 30 milhões de motos Honda fabricadas no Brasil
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Moto Morini: marca de motos premium italiana chegará ao Brasil em 2025
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nova Honda CG 160 2025: preços, equipamentos e o que mudou
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Royal Enfield: inédita moto elétrica já tem data para chegar