Renault Kwid indiano repete nota zero em novo teste de colisão
Asean NCAP criticou principalmente a falta tecnologias de assistência à segurança
Principal órgão avaliador da segurança viária de mercados da Ásia, o Asean NCAP anuncia nesta semana os resultados obtidos com o compacto Kwid, da Renault, em novos testes de colisão. Avaliado na versão destinada à Indonésia, o modelo (que é produzido na Índia) não se saiu bem e acabou sendo classificado com zero estrela nas provas de impacto. De acordo com o órgão, a nota baixa se deu pela baixa pontuação no quesito proteção e pela falta de tecnologias de assistência à segurança.
Traduzindo o resultado em números, o Asean NCAP explica que o compacto alcançou 10,12 pontos na proteção para ocupantes adultos (de um máximo de 36) e 14,56 pontos (de um máximo de 49) na proteção para crianças. Além disso, não conseguiu marcar nenhum ponto no quesito Tecnologias de Assistência de Segurança, que considera a presença de itens como freios ABS, controle de estabilidade, aviso de cinto de segurança, assistência de ponto cego, frenagem de emergência, aviso de mudança de faixa e sistemas de alerta de colisão frontal.
Secretário-geral do Global NCAP, David Ward avaliou os resultados e questionou os padrões duplos de segurança praticados pela Renault, já que o Kwid vendido no sudeste asiático se mostrou estruturalmente inferior ao modelo produzido no Brasil (que recebeu 3 de um total de 5 estrelas). O modelo testado tinha apenas um airbag do lado do motorista, enquanto a versão latino-americana conta com 4 bolsas (duas frontais e duas laterais), além de ter recebido cerca de 160 kg em reforços estruturais.
Em testes realizados anteriormente, o compacto também não se saiu tão bem. Em maio de 2016, o próprio Global NCAP classificou o modelo com zero estrela.
Fotos: Divulgação
Galeria: Renault Kwid Climber
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ausente desde 2021, Renault relança o Kwid na Argentina
AC Cobra ganhará novo motor 2.0 de 395 cv e inédita transmissão em 2026
Renault Kwid sobe de preço e Fiat Mobi vira carro mais barato do Brasil
Ford Ranger Super Duty: versão para trabalho pesado será lançada em 2025
Em guerra de preços, Mobi e Kwid saem pelos mesmos R$ 63.990
SUVs em 2025: 5 lançamentos que prometem mexer com o segmento
Após "cancelamento", Renault Kwid voltará à Argentina em 2025