Sedã da Fiat tem bom preço, custos baixos e vem bem equipado

Nesta categoria os sedãs compactos já começam a dominar as ofertas, oferecendo em alguns casos mais espaço que os hatches dos quais derivam, além do porta-malas amplo. Aqui, cerca de 1/3 dos compradores já faz questão do câmbio automático, sem contar itens como conjunto elétrico e central multimídia. Também nesta seara de valores surge a primeira minivan e até crossovers de origem chinesa. Vamos aos vencedores:

Fiat Cronos traseira

1) Fiat Cronos Drive: R$ 57.490

Revisões: R$ 1.196,00

Desvalorização: 9,8%

Seguro: R$ 2.520,00

Cesta de peças: R$ 2.578,03

 

O sedã do Argo fatura o título por entregar um projeto moderno, bom espaço interno, amplo porta-malas e uma vistosa lista de equipamentos de série - incluindo a desejada multimídia Uconnect com tela de 7". Tudo isso com preço de briga e custos baixos de pós-venda, contando o seguro mais barato. Nossa indicação vai para a versão Drive, que consideramos a mais equilibrada em termos de desempenho e consumo. O motor 1.3 Firefly é econômico e, com 109 cv e 14,2 kgfm, não decepciona nem com o Cronos carregado. Seu porta-malas é dos maiores do segmento, com 525 litros. Fica devendo um câmbio automático de verdade (há opção do automatizado GSR) e o controle de estabilidade, só oferecido no modelo Drive GSR. 

 

Prisma Advantage

2) Chevrolet Prisma Advantage: R$ 59.990

Revisões: R$ 1.292,00

Desvalorização: 5,95%

Seguro: R$ 2.680,00

Cesta de peças: R$ 3.600,00

A versão Advantage do Prisma tem o mérito de oferecer câmbio automático por menos de R$ 60 mil. Para isso, ela traz o mesmo conjunto mecânico dos modelos LT e LTZ (motor 1.4 de 106 cv e 13,9 kgfm com câmbio automático de 6 marchas) aliado a um acabamento mais simples e uma lista de equipamentos mais enxuta. Mesmo assim, o modelo vem com rádio, vidros elétricos na dianteira e retrovisores com ajuste elétrico, além do ar-condicionado e da direção elétrica. Sedã mais vendido do Brasil, o Prisma é o que menos desvaloriza na categoria, mas suas peças estão entre as mais caras. 

 

VW Virtus 1.6 MSI - Teste BR

3) VW Virtus 1.6: R$ 61.390

Revisões: R$ 1.276,05

Desvalorização: 9,1%

Seguro: R$ 2.760,00

Cesta de peças: R$ 2.082,26

A versão de entrada do Virtus perde pontos por ser cara e não oferecer câmbio automático nem como opcional. Em compensação, o sedã do Polo é substancialmente maior e mais espaçoso que Cronos e Prisma, além de vir com motor 1.6 (117 cv e 16,5 kgfm) e ter alcançado 5 estrelas no teste de impacto do Latin NCAP. Além disso, pode receber ESP como opcional e, a partir da linha 2019, corrige a falha de não poder trazer retrovisores com ajuste elétrico (opcional junto com a multimídia e as rodas de liga). O seguro é um pouco mais caro que o dos rivais, mas a cesta de peças é a mais barata da categoria.   

 

Dica: Ford Ka 1.5 automático

A Ford está lançando a linha 2019 do Ka aos poucos. A primeira versão a chegar foi a aventureira FreeStyle (foto abaixo), que, além do visual levemente revisto, trouxe como destaque o novo motor 1.5 de 3 cilindros (136 cv e 16,1 kgfm) aliado ao câmbio automático de 6 marchas - pela primeira vez num Ka. Ela é bem equipada, mas cara (R$ 67.990). Nossa dica é esperar pelas versões mais acessíveis, tanto do hatch quanto do sedã, que também ganharão este conjunto mecânico do FreeStyle, além da central multimídia Sync 3. É o que faltava para o Ka entrar de vez na briga pela ponta do mercado contra Onix e HB20. O lançamento será em agosto.    

Avaliação Ford Ka Freestyle 2019

Carros participantes desta categoria:

Chery-Caoa Tiggo Look  
Chevrolet Montana Sport  
Chevrolet Onix 1.4 AT Advantage   
Chevrolet Onix LTZ  
Chevrolet Onix LTZ AT  
Chevrolet Onix Activ MT  
Chevrolet Prisma 1.4 LT  
Chevrolet Prisma 1.4 AT Advantage
 
Chevrolet Prisma 1.4 LTZ  
Chevrolet Spin LS  
Fiat Argo 1.3 Drive GSR  
Fiat Argo Precision 1.8  
Fiat Cronos Drive 1.3  
Fiat Cronos GSR 1.3  
Fiat Cronos Precision 1.8  
Fiat Strada Hard Working 1.4 CE
 
Ford Fiesta SE 1.6  
Ford Fiesta SE Plus 1.6  
Ford Fiesta SEL  
Honda Fit 1.5 DX  
Honda HB20 1.6 RSpec  
Hyundai HB20S 1.0 turbo  
Hyundai HB20S 1.6 Comf Plus  
Hyundai HB20X Style  
JAC T40 MT  
Nissan March SV CVT  
Nissan March SL CVT  
Nissan Versa SV 1.6  
Nissan Versa SV CVT  
Nissan Versa SL MT  
Peugeot 208 Allure 1.2  
Renault Logan 1.6 Expression  
Renault Logan 1.6 Dynamique  
Renault Sandero 1.6 Expression  
Renault Sandero 1.6 GT Line  
Renault Stepway Expression  
Renault Stepway Dinamique  
Toyota Etios X Plus AT  
Toyota Etios Sedan X Plus  
VW Polo 1.6  
VW Saveiro 1.6 Trend  
VW SpaceFox 1.6  
VW Up! Move TSI  
VW Up! Cross TSI  
VW Up! Pepper  
VW Virtus 1.6  
Kia Picanto GT  
Honda City DX