À venda no mercado global desde 2011, a atual geração do Audi Q3 não deve demorar mais do que poucas semanas para finalmente se aposentar. Conforme antecipam as fotos desta matéria, os alemães de Ingolstadt já estão finalizando o desenvolvimento da segunda encarnação e devem apresentá-la oficialmente ao público o mais breve possível. O visual será um dos destaques do novo modelo e toda a inspiração, como adiantam os protótipos, virá do recém-lançado irmão maior Q8.
Na dianteira, o desenho da grade e os filetes verticais são fiéis à nova identidade visual da Audi para SUVs, ao passo que os faróis serão bem recortados e integrados ao desenho do para-choque. Nas laterais, o corte dos vincos dará musculatura ao desenho, enquanto na traseira as lanternas serão uma evolução do estilo atual (neste caso, não houve inspiração no conjunto visto no Q8).
O interior também passará por reformulações importantes e evoluirá tanto em termos de ergonomia quanto tecnológicos. Opcionalmente, o quadro de instrumentos poderá ser digital e o sistema de entretenimento passará a ser integrado ao desenho do painel (e não mais naquela tela flutuante tipo tablet). Os controles do sistema de ar-condicionado serão manuais, como no recém-apresentado A1, e não digitais agrupados em uma outra tela, como no Q8.
Na mecânica, a modelo finalmente adotará a plataforma modular MQB, com reflexos diretos no comprimento e na oferta de espaço interno (principalmente no branco traseiro). Mais detalhes serão revelados em breve.
Fotos: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Audi Q3 ganha nova série especial e preço sobe: veja os valores
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Fábrica do Volkswagen T-Cross e Audi Q3 no Brasil completa 25 anos
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Nova geração do Audi Q3 entrará na moda dos SUVs com faróis divididos
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Audi Q3 2025: veja como pode ficar o SUV que chega ano que vem