Flagrada pela última vez em abril, quando foi clicada ainda com pesada camuflagem, a quinta geração do Renault Clio saiu da toca mais uma vez neste começo de julho e foi surpreendida por lentes espiãs durante os testes de rodagem. Também realizado na Europa, o flagra de agora mostra o compacto ligeiramente despido na dianteira e chama atenção pelo fato de contar com a participação do modelo atual, que parece logo atrás. O lançamento oficial acontecerá em outubro, no Salão de Paris.
De modo geral, a atual fórmula será mantida, porém revisada com os novos elementos que caracterizam a filosofia de design da marca. A dianteira, por exemplo, não nega inspiração em lançamentos recentes, como Talisman, Koleos e Mégane, com destaque para o logotipo destacado ao centro e a grade integrada aos faróis. Nas laterais, as maçanetas das portas traseiras continuarão camufladas, a exemplo do primo Nissan March de nova geração. A traseira, por sua vez, terá lanternas pequenas e retangulares.
Por dentro, uma das principais promessas diz respeito ao uso de materiais mais nobres no acabamento. Além disso, novas tecnologias de conectividade e entretenimento serão adotadas e todas estarão agrupadas na gigantesca tela sensível ao toque que têm virado marca registrada da Renault (pelo menos na Europa).
Na mecânica, o destaque ficará por conta do novo motor 1.3, que será oferecido em versões aspirada e turbo com potência entre 150 cv e 160 cv. Além dele, um conjunto híbrido-leve de 48 volts também será adotado em variantes específicas para reduzir os índices de consumo e emissões. A plataforma CMF-B também promete baixar o peso e reforçar a oferta de espaço interno.
Fotos: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Lançamentos Renault 2023: novo SUV, Megane E-Tech e Kangoo E-Tech
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Clio reestilizado adianta futuro SUV brasileiro da Renault
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Europa em novembro: Renault Clio comanda domínio francês
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Renault Clio Williams, o esportivo para lembrar de Frank Williams