Após o vazamento das fotos de divulgação, agora a Audi mostra de forma oficial a segunda geração do Audi A1 Sportback. E o novo hatch ficou adorável. A marca destaca que o carro é "a companhia ideal para um estilo de vida urbano" e considera que ele ficou maior e mais robusto, com 4,03 metros de comprimento, 1,74 m de largura e 1,41 m de altura. São basicamente as mesmas dimensões do VW Polo, do qual ele aproveita a plataforma MQB-A0, porém, com uma carroceria mais estilosa e um nível mais avançado de tecnologia embarcada.
Em relação ao primeiro A1, fica claro como o novo hatch ganhou corpo e personalidade. Destaca-se pela grade dianteira trapezoidal em relevo, enquanto a coluna C larga lembra o SUV Q2 e o teto em cor preta confere esportividade. Para ficar mais agressivo, o pacote S Line traz entradas de ar maiores no para-choque e três pequenas aberturas sob a linha do capô, além de um spoiler traseiro mais protuberante.
As rodas também possuem estilo agressivo, e estão disponíveis em aros 15, 16, 17 ou 18 polegadas, dependendo da versão. O teto em cor diferente (preto ou cinza) é parte do pacote S-Line. Junto com o maior espaço interno, o porta-malas foi ampliado em 65 litros, chegando a 335 litros. Rebater o banco traseiro libera um volume para 1.090 litros de bagagens.
A força vem de uma gama de motores turbo, sendo a versão de entrada com o 1.0 TFSI de 3 cilindros (em configurações de 95 cv e 115 cv), a intermediária com o 1.5 TFSI de 150 cv e a de topo com o 2.0 TFSI de 200 cv (mesmo do Polo GTI). O modelo tricilíndrico pode vir com câmbio manual de 6 marchas ou automatizado S-tronic de dupla embreagem e 7 marchas, sendo que o 1.5 e o 2.0 vêm equipado exclusivamente com o S-tronic.
Interessante é que a Audi não vai oferecer motores a diesel para o novo A1, em sintonia com a queda de demanda por esse tipo de propulsor no mercado europeu.
Performance à parte, o novo A1 é um compacto high-tech. Ele troca a central multimídia tipo tablet do antigo modelo pela nova MMI Touch de 8,8" integrada ao painel, além de adotar o cluster digital Audi Vitual Cockpit. Como opcional, é possível optar por uma multimídia ainda maior, com tela de 10,1" e interface semelhante a do Audi A8. Já em termos de itens de segurança, oferece alerta de saída de faixa, aviso de pré-colisão, frenagem automática de emergência e piloto automático adaptativo.
Estreia na Europa acontecerá no Salão de Paris, em outubro, com possível mostra no Salão de São Paulo em novembro, para vendas em 2019.
Fotos: divulgação
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