Como antecipado com exclusividade por Motorsport.com na última noite, a diretoria da Red Bull confirmou que não irá mais utilizar os motores Renault em favor aos Honda para a próxima temporada.

A mudança foi anunciada na terça pela manhã, o que coloca um fim a uma parceria de 12 anos entre Red Bull e Renault, que já rendeu 57 vitórias e quatro títulos mundiais duplos (ou seja, de pilotos e construtores) entre 2010 e 2013. 

 

O Chefe da equipe Red Bull, Christian Horner afirmou que a troca estava sendo feita porque daria à Red Bull a melhor chance de lutar por títulos novamente.

“O acordo de vários anos com a Honda sinaliza o começo de uma nova e empolgante fase para os esforços da Aston Martin Red Bull Racing para competir não só por vitórias, mas também por aquilo que é sempre nossa meta – títulos”, disse. 

“Sempre tomamos decisões como essa sem passionalidade, com um único critério em mente: acreditamos que o resultado nos permitirá competir no nível mais alto.”

“Depois de considerações cuidadosas, estamos certos de que essa parceria com a Honda é a direção certa para a equipe.”

A Red Bull tem monitorado o desenvolvimento da Honda desde que a Toro Rosso substituiu a McLaren como única equipe com os motores japoneses para este ano.

Logo da Honda na Toro Rosso STR13

“Estamos impressionados com o comprometimento da Honda com a F1, com os passos rápidos que eles deram nos tempos recentes com nossa equipe irmã, a Scuderia Toro Rosso, e pelo escopo de suas ambições, que casam com as nossas próprias”, acrescentou Horner.

“Estamos ansiosos para trabalhar juntos com a Honda nos próximos anos e para corrermos juntos em busca do sonho do maior prêmio da F1.”

A Toro Rosso também continuará a utilizar os motores Honda, o que dá à fabricante japonesa, pela primeira vez desde que retornou à F1, duas equipes para trabalhar. Isso não acontecia desde 2008, quando ela tinha sua equipe oficial e também cedia motores à Super Aguri. 

Presidente de motores da Honda, Takahiro Hachigo disse: “Ter duas equipes significa que podemos ter acesso ao dobro de dados que tínhamos anteriormente.”

“Acreditamos que trabalhar com Toro Rosso e Red Bull nos permitirá ficar mais próximos de nossa meta de vencer corridas e campeonatos, construindo duas parcerias fortes.”

“As discussões ocorreram muito rapidamente, graças à postura aberta e respeitosa da Red Bull, o que fez com que o acordo fosse alcançado de forma justa para ambas as partes.”

A relação entre Red Bull e Renault ficou gradativamente mais tensa nos anos após os títulos juntos, já que a fabricante francesa se mostrou incapaz de bater de frente com Ferrari e Mercedes na atual era híbrida da F1. 

“Gostaríamos de agradecer à Renault pelos últimos 12 anos, período no qual tivemos momentos incríveis juntos”, disse Horner. 

“Temos às vezes nossas diferenças, mas a Renault sempre trabalhou de forma incansável, no melhor de suas habilidades, para nos fornecer um motor competitivo.”

Um comunicado da Renault disse: “Dois anos após o retorno da Renault como equipe de fábrica, consideramos que esta seja a evolução natural de Renault e Red Bull por suas respectivas aspirações.”

“Estamos totalmente focados no progresso forte do Renault Sport Formula 1 Team, enquanto que continuamos a alimentar a relação recente com a McLaren Racing.”

Reportagem adicional de Matt Beer

Galeria: Fórmula 1 - Toro Rosso, Red Bull e Honda

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