Depois de marcas como Volvo, Porsche e até FCA, a Nissan é a mais uma grande montadora global a perder o interesse pelo desenvolvimento de motores a diesel. Conforme relata o jornal japonês Nikkei Asian Review, a fabricante aposta que o futuro de veículos de passeio movidos a óleo não é promissor e decidiu encerrar projetos relacionados ao lançamento de novos propulsores do tipo. Dessa forma, todos os investimentos em engenharia serão direcionados agora para a área de veículos elétricos - uma das grandes apostas da empresa.
Atualmente, a Nissan já não vende automóveis movidos a diesel no Japão e planeja encerrar esse tipo de oferta também na Europa no início da próxima década. Na prática, apenas veículos comerciais (picapes como a Frontier, SUVs como o Terra e vans como a linha NV) terão motores alimentados pelo combustível fóssil. Ainda assim, serão propulsores adquiridos de empresas parceiras e não mais produzidos internamente.
"Na Europa, onde nossas vendas de diesel estão concentradas, nossa iniciativa de eletrificação nos permitirá descontinuar o diesel gradualmente nos carros de passeio no momento da renovação de cada veículo", disse um porta-voz da Nissan recentemente.
Fonte: Nikkei Asian Review
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Nissan Townstar, primo elétrico Kangoo, é flagrado no Brasil
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Nissan e Mitsubishi se juntam por nova empresa em prol de carros elétricos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Nissan cortará empregos, salário do CEO e vende ações da Mitsubishi