Quando a Jaguar fala de esportivos, não dá para não lembrar do conceito C-X75 apresentado há alguns anos e que quase foi produzido. E tornou-se um carro icônico da marca, mesmo que nunca tenha sido lançado, já que foi utilizado pelo vilão do filme 007 contra Spectre. Ainda assim, a marca não desistiu de ter um esportivo. Dave Shaw, engenheiro do SUV elétrico I-Pace, disse ao site australiano Motoring que a fabricante ainda tem planos de criar um carro de alta performance, mas totalmente elétrico.
A marca britânica lançou o I-Pace há poucos meses, seu primeiro carro totalmente elétrico e, aproveitando a deixa, o Motoring conversou com Shaw sobre o futuro elétrico da empresa. Shaw mencionou a possibilidade de um superesportivo, por se beneficiar de torque independente com o uso de um motor elétrico em cada eixo. Ele até citou a Rimac e a McLaren, que estão trabalhando em esportivos EV.
Este esportivo poderia aproveitar o conceito C-X75, que chamou a atenção pelo design. Quando foi apresentado, ele era equipado com um motor 1.6 turbo a gasolina e dois motores elétricos, um em cada eixo, produzido até 500 cv de potência. A fabricante dizia que ele acelerava de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.
Normalmente, produzir novos veículos, principalmente os superesportivos, é difícil pelo custo. Ficará mais fácil para a Jaguar Land Rover, já que a plataforma do I-Pace é modular, então pode ser utilizada em veículos de diversos tamanhos da empresa. Isso ajudaria a pagar o US$ 1 bilhão investido no I-Pace e poderia sair dos US$ 25 bilhões que a Tata Motors, dona da JRL, reservou para pesquisa e desenvolvimento de carros "verdes".
Shaw acredita que modelos elétricos são uma solução elegante para os automóveis, e que esta tecnologia pode ser utilizada desde um carro pequeno para as cidades até veículos de alto desempenho. O I-Pace é só o começo para a Jaguar Land Rover e veremos o que estão aprontando para o futuro.
Fonte: Motoring
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar vai tirar quase todos os seus carros de linha este ano
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste: Jaguar I-Pace e o processo de eletrificação no Brasil
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Jaguar I-Pace SVR é confirmado como SUV esportivo elétrico
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Primeiras Impressões: Jaguar I-Pace prova que os novos tempos podem ser divertidos