A Land Rover comemora 70 anos neste 2018 e agora quer dar o próximo passo para seus carros que, de certa forma, volta às suas origens de criar modelos off-road. A fabricante está desenvolvendo uma tecnologia autônoma para seus utilitários, permitindo que eles andem sozinhos ao fazer trilhas, seguindo um caminho diferente das demais empresas, que pesquisam sistemas para uso nas ruas e que protejam os pedestres.

O sistema, que está sendo desenvolvido em parceria com a Universidade de Birmingham, usa uma série de câmeras, radares e sensores para analisar os arredores do veículo, determinar as características do solo e as condições climáticas. Estes dados são processados rapidamente, para que o carro possa alterar sua velocidade, direção e suspensão de acordo com a situação. Além de conseguir passar por trechos acidentados, será capaz de identificar se está nevando ou se o piso é de areia, fazendo todos os ajustes necessários para seguir em frente.

Mais da Land Rover:

A tecnologia também irá permitir que os carros da Land Rover possam viajar em comboio, por contarem com uma tecnologia de comunicação entre eles, avisando um carro no final do grupo que há um perigo ou obstáculo à frente.

'É importante que a gente desenvolva nossos carros autônomos com a mesma capacidade e desempenho que nossos clientes esperam de todos os carros da Jaguar e Land Rover", disse Chris Holmes, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia autônoma da JLR. " Veículos autônomos são um futuro inevitável para a indústria automotiva, e garantir que nossos produtos autônomos sejam os mais divertidos, capazes e seguros é o que nos leva a explorar os limites da inovação."

Range Rover Velar R-Dynamic P380

A Jaguar Land Rover já tem algumas tecnologias deste tipo. Alguns de seus SUVs, como o Jaguar F-Pace e o Range Rover Velar, contam com um assistente de subida em rampa, que cuida de todo o trabalho de aceleração, buscando a melhor tração para o momento. A Jaguar começou a testar seus primeiros carros autônomos no ano passado. Mas ainda não há previsão de quando esta tecnologia irá equipar os modelos de produção da empresa.

Fotos: divulgação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com