Ainda há um estereótipo de que veículos manufaturados na China que não tem a mesma qualidade de produção que os da Europa ou Estados Unidos. Porém em uma conversa com o vice-presidente sênior da Volvo, Robin Page, ao site australiano GoAuto, o executivo disse acreditar que os modelos fabricados na China podem ser ainda melhores do que os das grandes e conceituadas fábricas em outros países.
"Todo mundo se preocupa com a qualidade, mas quando começaram, a qualidade era ainda melhor do que na Europa", disse Page ao GoAuto. Ele atribui a diferença à maior automação das fábricas europeias, usando mais robôs. Em sua visão, ter trabalhadores humanos ajudaria as linhas de montagem chinesas a terem um índice de tolerância menor e teria a habilidade de fazer mudanças no processo de produção de forma mais rápida. "Não é uma diferença enorme, mas se você for colocar no papel e contar as vantagens e desvantagens, a China é muito boa, então não estamos muitos preocupados sobre nossa produção lá."
Desde que a Geely comprou a Volvo em 2009, a marca sueca passou a produzir mais modelos na China e exportar para outros mercados. A empresa começou pequena, enviando a versão de entre-eixos alongado do S60 de geração anterior para os EUA. O S90 disponível agora na Europa também vem da Ásia. No futuro, a Volvo pretende produzir modelos elétricos na China e exportá-los para o resto do mundo.
A Volvo não está sozinha entre as fabricantes automotivas que mandaram sua produção para a China. Por exemplo, a nova geração do Ford Focus deixou de ser fabricada nos EUA, que agora receberá o hatch médio feito no oriente. A BMW é outra, já confirmando os planos de montar o futuro crossover elétrico iX3 na China.
Fonte: GoAuto
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BYD mostra fábrica no Brasil e confirma híbrido flex nacional
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Carlos Tavares está fora da Stellantis: a inesperada demissão do CEO
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Graças à Hilux e ao Brasil, Toyota aumentará produção na Argentina
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
Chery ressuscita a espanhola Ebro para driblar taxas de importação