Especulada há anos, a entrada da Hyundai no segmento global de picapes parece finalmente estar próxima de acontecer. Prova disso veio da Argentina nesta semana com declarações dadas pelo presidente local da marca, Guillermo Artagaveytía. Em conversa com o site CarsDrive, o executivo praticamente confirmou o lançamento de uma camionete em mercados da América do Sul e, de quebra, criou grandes expectativas em torno da identidade do modelo.
Segundo Artagaveytía, a Hyundai está "confiante de que pode ter uma picape no Mercosul", tendo em vista a importância do segmento na região. Em termos estratégicos, é o tipo de investimento que se faz necessário diante da ambiciosa meta de chegar ao top 5 no ranking global de montadoras. Mas em qual nicho apostar? Questionado sobre uma eventual versão de produção do conceito Creta STC, apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016, o executivo prontamente descartou a possibilidade: "será algo que ninguém viu ainda".
Diante desta declaração e deixando fora do jogo a Santa Cruz (conceito monobloco projetado com foco nos Estados Unidos), todos os rumores apontam para uma picape de porte médio construída sobre chassi. Não por acaso, é um tipo de carroceria com grande aceitação em mercados sul-americanos e, portanto, a aposta mais certeira do ponto de vista comercial. Especulações sobre uma camionete média rondam a marca desde o ano passado, sendo algo bastante cobrado à matriz pelas filiais da Austrália e da própria América do Sul.
Em 2017, o chefe de operações da marca na Oceania, Scott Grant, disse que o projeto já vem sendo discutido há vários anos e que, finalmente, acumula reais chances de receber luz verde. Segundo o executivo, a ideia é desenvolver uma picape completa, com versões de cabine simples, estendida e dupla, com tração 4x2 ou 4x4 e capacidade para 1 tonelada. A meta é rivalizar diretamente com Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e Mitsubishi L200.
Fonte: CarsDrive
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ex-executivo da Nissan é anunciado como novo chefão global da Hyundai
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hyundai terá painéis com botões e descarta concentrar tudo nas telas
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo conceito da Hyundai parece um carro que saiu do Breaking Bad
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Hyundai explica câmbio de dupla embreagem do novo Creta e reforça garantia