Segmento que mais vem atraindo a atenção das montadoras nos últimos anos (vide Renault, Mercedes-Benz e PSA), o mercado de picapes também está na pauta do dia da Hyundai. Em entrevista concedida ao site australiano CarAdvice, o chefe de operações da marca na oceania, Scott Grant, afirmou que começa a ganhar força nos planos dos sul-coreanos o lançamento de uma camionete de porte médio.

 

Hyundai Santa Cruz Crossover Truck Concept

 

Grant disse que o projeto já vem sendo discutido há vários anos e que, finalmente, acumula reais chances de receber luz verde por parte da matriz. A ambição vinha especialmente da divisão da Austrália, mas ultimamente outras filiais também têm enviado relatórios à Coreia do Sul atentando para o crescimento desse mercado - e foi então que a marca definitivamente abriu o olho.

Leia também:

Segundo o executivo, a ideia é projetar uma picape completa, com versões de cabine simples, estendida e dupla, com opção de tração 4x2 ou 4x4 e construção tradicional sobre chassi. Os planos incluem também o lançamento de uma variante SUV, de modo a colocar a Hyundai em pé de igualdade com a concorrência - leia-se Toyota Hilux/SW4, Ford Ranger/Everest, Chevrolet S10/Trailblazer e Mitsubishi L200 Triton/Pajero.

Até mesmo uma versão de alto desempenho foi incluída no projeto, já visando a Volkswagen Amarok em versão V6 turbodiesel. "Nós temos as credenciais para construir qualquer produto que coloquemos em nossa mente. Isto está provado com as divisões N e Genesis, por exemplo. Temos a habilidade para tanto", disse Grant.

 

Salão do Automóvel: Hyundai Creta STC Concept surpreende e sugere uma picape anti-Toro

 

Picape do Creta no Brasil

Ao mesmo tempo em que flerta com o segmento de médias tradicionais, a Hyundai também já vislumbra uma picape para brigar com a brasileiríssima Fiat Toro. A maior prova disso pôde ser vista no ano passado durante o Salão do Automóvel de São Paulo, com a apresentação do conceito Creta STC. O estudo nada mais é do que uma versão picape do recém-lançado crossover, com porte e proposta semelhantes às da rival da FCA.

Confirmados os planos, a Hyundai seguirá exatamente a mesma estratégia adotada pela Renault para o segmento - ter em linha uma picape intermediária (Duster Oroch) e ao mesmo tempo uma média tradicional (Alaskan), de modo a cobrir uma faixa bem mais ampla do mercado. A estreia deverá acontecer em 2018.

Antes do Creta picape, outra pista deixada pela marca em relação à entrada no segmento foi o conceito Santa Cruz (imagens no alto), apresentado no Salão de Detroit de 2015. 

Fotos: divulgação/Motor1

Galeria: Hyundai Santa Cruz Concept

Envie seu flagra! flagra@motor1.com