Após três anos de intensos trabalhos, flagras e especulações, a Rolls-Royce finalmente se programa para oficializar sua entrada no segmento de utilitários. Em comunicado divulgado nesta semana, a marca confirmou que apresentará no próximo dia 10, uma quinta-feira, o aguardado SUV Cullinan, o primeiro de sua história. Batizado em homenagem ao maior diamante já encontrado na história, o modelo chegará ao mercado como um dos mais luxuosos e caros do mundo nesta categoria.
Assim como a pedra preciosa descoberta na África do Sul em 1905 (cerca de 3.106 quilates e aproximadamente 621 gramas), o Cullinan estreará com a missão de impressionar. De acordo fontes ligadas à marca, a intenção é alcançar o título de "utilitário mais luxuoso do mundo" e marcar território neste que é um dos segmentos mais lucrativos e crescentes do mercado. Na mecânica, a plataforma "Architecture of Luxury" (com uso intenso de alumínio) virá emprestada do Phantom, assim como o motor V12 de 6,75 litros.
Preços ainda não foram definidos, mas, levando em conta que o sedã Phantom custa a partir de US$ 450 mil, é de se esperar que o Cullinan seja ainda mais caro. Os compatriotas Range Rover Vogue e Bentley Bentayga (que custam bem menos) são apontados como concorrentes mais próximos.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Rolls-Royce Ghost 2025 renova design e tem 44.000 cores disponíveis
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Nós avisamos: Hyundai Ioniq 5 N fez Urus, G63 e Cullinan passarem vergonha
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Empresa faz carro funerário com Rolls-Royce e Mercedes "defunto"
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Esqueça o teto-solar: Rolls-Royce faz teto que imita eclipse solar