A Mercedes-Benz confirma nesta semana o início da produção em série da nova geração do Classe A em Rastatt, na Alemanha. Primeiro membro de uma nova família de 8 modelos, o hatchback foi apresentado ao público na última edição do Salão de Genebra e ganha as linhas de montagem com muito mais tecnologia e eficiência embarcadas. Até junho, a marca adianta que a fabricação também será iniciada na Hungria e na Finlândia, de modo a complementar o volume alemão e abastecer os mais variados mercados.
No visual, o novo A ganhou uma aparência mais angular, especialmente quando visto de frente. A queda acentuada próxima da grade e os faróis inclinados conferem agressividade e, nas versões equipadas com LEDs Multibeam (18 lâmpadas em cada conjunto), essa característica se torna ainda mais evidente.
Em termos dimensionais, o modelo ganhou 30 milímetros no entre-eixos e cresceu 14 milímetros no comprimento, com reflexos diretos no espaço para ocupantes - incluindo a área para ombros, cabeça e capacidade do porta-malas (370 litros). No quesito conforto, a Mercedes diz que revisou a suspensão e oferece opcionalmente amortecedores ativos, que mudam o ajuste de acordo ao modo de direção que o motorista escolher.
Por dentro, a grande novidade fica por conta do sistema multimídia MBUX, com painel de instrumentos digital. São três versões: a primeira vem equipada com um par de telas de 7 polegadas, a segunda aumenta uma das telas para 10,25 polegadas, e a topo de linha usa duas telas de 10,25 polegadas. O dispositivo pode ser controlado pela própria tela, sensível ao toque, ou pelo console central. Pagando à parte, há até comandos de voz.
Sob o capô, a gama de motores inclui várias opções: 1.5 diesel de 115 cv e 26,5 kgfm de torque, 1.4 turbo de 161 cv e 25,5 kgfm e 2.0 turbo de 222 cv e 35,7 kgfm. Dependendo do propulsor, o câmbio pode ser automatizado de dupla embreagem e 7 marchas, ou manual de 6 posições. Tração integral 4Matic é opcional.
No Brasil, a Mercedes lançará o novo Classe A hatch em novembro, no Salão do Automóvel, e a derivação sedã em 2019.
Fotos: Divulgação
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