Mitsubishi Lancer voltará na forma de um crossover
Ainda produzido no Brasil e China, Lancer voltaria ao resto do mundo como um hatch médio com ares de SUV
A Mitsubishi prepara a volta do Lancer para o mercado global – já que ele ainda é fabricado por aqui e na China como um sedã. Porém, ao invés de seguir o caminho tomado na Ásia, onde manteve a carroceria sedã com uma nova geração, o novo produto deve ser um hatchback misturado com SUV, para brigar tanto com Ford Focus e Volkswagen Golf quanto com o Toyota C-HR e Honda HR-V.
“Nós temos um plano de produto de longa escala que é bem sólido até 2025, e uma reticência depois disso. Ao falar disso, o que pensamos foi: ‘Quais veículos nós queremos? No que iremos trabalhar?’ Iremos lançar novos AX, Outlander e L200 Triton. E temos mais dois modelos: Pajero e Lancer”, explica Trevor Mann, chefe da Mitsubishi, ao site Auto Express. “O Lancer é, provavelmente, o mais fácil; acreditamos que temos a solução que poderia entrar no segmento. Se você olhar globalmente, o segmento dos hatches médios [Golf e Focus] não está caindo. Está um pouco abaixo nos EUA e Europa, mas os números ainda crescem na China. Então há apelo. E nós achamos que, como é um segmento tão grande mundialmente, vale a pena dar uma olhada.”
Isso poderia indicar que o próximo Lancer seria um hatch médio. Porém, a equipe de design da Mitsubishi mostra outra ideia. “Só porque é do segmento C não significa que precisa ser um hatchback convencional”, diz Tsunehiro Kunimoto, líder da equipe de design da marca. “Talvez possamos criar um novo tipo de hatchback. Estamos pensando de forma radical. Originalidade faz tanta parte da filosofia de design da Mitsubishi quanto consistência.” E como seria este novo hatch? Segundo Kunimoto, o conceito e-Evolution seria o ideal para o novo Lancer.
Agora que faz parte da Aliança Renault-Nissan, a Mitsubishi deve aproveitar a mecânica da empresa, adotando a plataforma CMF C/D para o novo Lancer. Além de ter o tamanho ideal, consegue trabalhar com sistemas de tração nas quatro rodas e adotar motorizações híbridas. Porém, ele deve estrear somente depois de 2025, após a fabricante encerrar a estratégia atual de veículos.
Fotos: Divulgação e Motor1.com
Galeria: Mitsubishi e-Evolution
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova picape Kia Tasman, rival da Hilux, está planejada para o Brasil
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Nissan e Honda estariam iniciando negociações para fusão
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Toyota do Brasil fará picape rival da Fiat Toro até 2027
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Nova geração do Ford EcoSport será lançada em 2025; veja o que sabemos