A polícia alemã invadiu a sede da Porsche por sua ligação com o escândalo do diesel envolvendo o Grupo Volkswagen. As autoridades prenderam Jörg Kerner, chefe de desenvolvimento de motores da empresa. Os promotores acreditam que havia o risco do executivo deixar o país e realizaram uma prisão preventiva.
A promotoria também acusa Michael Steiner, chefe de pesquisa e desenvolvimento da Porsche, e um ex-funcionário cuja identidade não foi revelada, segundo o Frankfurter Allgemeine Zeitung. As três pessoas serão indiciadas por fraude e propaganda enganosa por conta dos motores diesel que escondiam as altas emissões de poluentes. Enquanto a Porsche não criou os motores, recebendo-os do Grupo Volkswagen, os acusados supostamente sabiam que eles estavam fora da lei.
A polícia teria invadido a fabricante na quarta-feira, de acordo com o Frankfurter Allgemeine Zeitung, e as investigações na sede continuam acontecendo desde então. As autoridades levaram Kerner sob custódia na quinta-feira.
Antes de entrar para a Porsche, Kerner era um engenheiro de alto escalão na Audi e comandava o desenvolvimento da eletrônica e do software dos motores e das transmissões, segundo o Automotive News.
A Porsche vem se afastando dos motores diesel, preparando para investir nos carros elétricos com o lançamento do sedã Mission E no ano que vem. Porém, a empresa ainda vê futuro no diesel. "A Porsche não desenvolve ou produz seus próprios motores diesel e não há planos de mudar isso no futuro", disse Oliver Blume, CEO da fabricante. "Não há motivos para, repentinamente, abandonar o diesel."
O escândalo do diesel parece não acabar para o Grupo Volkswagen. Resolver os problemas do motor teria custado, até agora, US$ 30 bilhões. Além disso, as autoridades prenderam diversos funcionários pelo esquema de fraude, inclusive o ex-chefe de desenvolvimento de motores da Volkswagen, Wolfgang Hatz.
Fonte: Frankfurter Allgemeine Zeitung, Automotive News
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jipe projetado pela Porsche na Guerra Fria renasce em Itu após 70 anos
Polo lidera e HB20 se destaca; veja os carros mais vendidos de outubro
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Outubro foi o melhor mês do ano para vendas de veículos novos
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina