À venda no mercado internacional desde 1998, a atual geração do Suzuki Jimny acaba de se despedir das linhas de montagem no exterior. De acordo com informações adiantadas por um porta-voz, a produção foi encerrada há poucas semanas e todas as atenções agora estão sendo voltadas para a nova geração. A expectativa é que a próxima linhagem seja apresentada no segundo semestre, tanto é que as instalações já estão sendo preparadas para receber o novo ferramental e iniciar a montagem.
Já flagrado em testes de rodagem e adiantado por diversas projeções, o Jimny de nova geração será ligeiramente maior e mais espaçoso. Manterá o típico design "caixote" do atual, mas agora com linhas bem mais dinâmicas e arrojadas. Não por acaso, o modelo vem sendo chamado de "mini Classe G japonês" - em referência ao jipão da Mercedes-Benz.
Elogiado pelos aventureiros, o estilo de construção, com chassi separado da carroceria, será mantido para preservar a capacidade off-road. Nesse sentido, é certo que o sistema de tração ficará mais moderno e avançado, dentro dos padrões do sistema ALLGRIP PRO usado pelos lançamentos mais recentes da marca, como o Vitara.
Já está confirmado também que o novo modelo terá um interior mais espaçoso, recursos de entretenimento de última geração e motores mais econômicos e eficientes. Entre eles, destaque para dois de 3 cilindros: um de 0,6-litro e um de 1 litro (ambos turbo), além do 1.2 Dualjet aspirado de 4 cilindros. O câmbio poderá ser manual ou automático, dependendo da motorização.
Consultada, a HPE, representante da Suzuki no Brasil, afirmou que a produção em Catalão (GO) segue sem alterações. "O Suzuki Jimny é produzido no Brasil desde 2012 e não temos qualquer previsão de parada ou encerramento de sua produção. A próxima geração do Jimny irá conviver com a geração atual para complementar o nosso line up e apresentar mais uma opção para os consumidores. O lançamento do novo Jimny está previsto no Japão para o fim do ano e, quando tivermos mais detalhes, vamos divulgar as informações sobre a data estimada do início da comercialização no Brasil.", completou. Dessa forma, o velho Jimny sai de linha no exterior, mas segue firme sendo fabricado por aqui.
Fotos: Divulgação e Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Suzuki Jimny vira picape em projeção com porte de Montana e design retrô
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Suzuki Jimny 2025: projeção sugere visual inspirado no Ford Bronco
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Suzuki Jimny Sierra 2025 ganha versão 4You+ por R$ 179.990; veja tabela
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Suzuki Jimny fica até R$ 20.000 mais barato no Brasil; confira tabela