Importado do México, o novo Volkswagen Tiguan é apresentado oficialmente pela fabricante para o Brasil. O SUV começa a ser vendido em pré-venda, em três versões, que custa R$ 124.900 no modelo de entrada, R$ 149.990 no intermediário e R$ 179.990 no topo de linha, com um posicionamento diferente da geração anterior. Virá na versão de entre-eixos longo, nas configurações de 5 e 7 assentos.
Assim como a maior parte da linha da marca, o novo Volkswagen Tiguan passa a ser feito com a plataforma modular MQB, aumentando suas dimensões. Agora tem 4,71 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,67 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. Essas medidas não mudam entre as versões de 5 ou 7 lugares, apenas adicionando a terceira fileira. Com os dois bancos extras, ele usa a configuração 2 + 3 + 2, ocupando espaço que era do porta-malas.
Terá três motorizações. O mais básico será o Tiguan Allspace 250 TSI, equipado com o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, com tração dianteira e câmbio automatizado DSG de dupla embreagem e 6 marchas. Com ele, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos. A intermediária é a Allspace Comfortline 250 TSI, com o mesma mecânica, só que com capacidade para 7 pessoas. No topo de linha está o Allspace R-Line 350 TSI, que adota o motor 2.0 TSI de 220 cv e 35,7 kgfm, tração integral 4Motion e transmissão DSG de 7 posições, capaz de levar o crossover a 100 km/h em 6,58 segundos.
Vem de série com ar-condicionado de 3 zonas, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas de liga leve de 17", volante multifuncional com paddle-shift, retrovisor fotocrômico, sensor de chuva, controle de pressão dos pneus, freio de estacionamento eletrônico, rack no teto, detector de fadiga e central multimídia Discover Media com tela de 8" e navegação por GPS. O teto solar panorâmico é opcional e custa R$ 4 mil.
O Tiguan Comfortline adiciona roda de liga leve de 18", rack de teto e frisos cromados, bancos de couro com aquecimento, faróis e lanternas com LED, bancos com ajuste elétrico e memória, câmera de ré e os dois assentos extras. Por fim, o R-Line adiciona o pacote de design exclusive, rodas de 19", painel digital Active Info Display com tela de 12,3", detector de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo, faróis em LED com luz alta automática, assistente de descida e estacionamento automático Park Assist 3.0. todas as versões tem as 3 primeiras revisões grátis.
Fotos: Daniel Messeder/Motor1.com
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen Tayron 2025 será 'Tiguan mais sexy' e terá até logo iluminado
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Novo Volkswagen Tayron ganha teasers e ficará no lugar do Tiguan Allspace
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
VW Tayron L, substituto chinês do Tiguan para 2025, tem imagens vazadas
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
VW Tiguan Allspace terá série de despedida nos Estados Unidos