Em conferência realizada nesta quinta-feira (15) em Dearborn, no Michigan, a Ford reuniu jornalistas para lançar o plano de negócios “Ford Uncovered” e detalhar as estratégias que serão implementadas no mercado norte-americano pelos próximos dois anos. Comandada pelo CEO Jim Hackett, a cerimônia foi focada na apresentação de novidades e na confirmação de lançamentos bastante aguardados, como o SUV Bronco (mostrado no teaser abaixo). De quebra, a marca aproveitou os holofotes e surpreendeu ao adiantar a chegada de mais um utilitário, revelado na foto de abertura, mas ainda cercado de mistérios.
Nas palavras de Hackett, toda a gama passará por mudanças radicais até 2020 e a expectativa é que algo em torno de 75% do atual portfólio seja substituído. A partir de agora, todo o foco da empresa em termos de desenvolvimento de novos modelos será direcionado para duas áreas específicas: utilitários (SUVs e picapes) e eletrificados (híbridos e completamente elétricos).
Segundo estimativas da marca, os SUVs responderão nos próximos por mais de 50% das vendas totais de veículos nos Estados Unidos nos próximos dois anos. Diante disso, US$ 7 bilhões até então destinados ao desenvolvimento de automóveis serão remanejados para a criação de novos utilitários, entre os quais as próximas gerações do Escape e Explorer.
Além disso, a meta é tornar estes novos SUVs cada vez mais emocionantes e atrativos. O Bronco, por exemplo, voltará ao mercado depois de décadas com forte apelo off-road e a árdua missão de brigar diretamente com o Jeep Wrangler. Além dele, um misterioso modelo descrito como "projetado para satisfazer clientes que gostam de fugir e passar o tempo com suas famílias e amigos" será adicionado ao portfólio.
Um dos pontos mais altos da cerimônia foi quando Jim Farley, diretor de mercados globais, falou sobre o aguardado projeto Mach 1, que dará origem a um utilitário totalmente elétrico. Questionado por jornalistas, ele afirmou em tom de riso: "Fechem os olhos e imaginem... um Mustang SUV com quatro portas". Demais detalhes ainda estão guardados a sete chaves.
Na sequência, a marca prometeu dar impulso total aos modelos híbridos e confirmou o lançamento de versões do tipo para Escape, Explorer, F-150 e Mustang. Em cada caso, o sistema respeitará as características intrínsecas do veículo. Por exemplo, a F-150 Hybrid terá ênfase na ampla oferta de torque, enquanto o Mustang Hybrid supostamente fornecerá "desempenho semelhante ao do V8". Até mesmo o Bronco será parte dessa iniciativa híbrida.
Por fim, a marca confirmou a chegada do Mustang GT500 (teaser acima) e confirmou investimentos nas áreas de condução autônoma e de assistência ao motorista. Como destaque, reiterou a chegada do sistema Co-Pilot360 (frenagem de emergência automática com detecção de pedestres, monitoramento de pontos cegos, assistência de pista e câmera de visão traseira) aos principais modelos da gama.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Nova Ranger Super Duty vem aí: Ford divulga teaser e confirma estreia
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
Ford Capri EV terá produção reduzida após 'estreia amarga' no mercado
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Ford aumenta produção e contrata para fábrica da Ranger na Argentina
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Ford Equator: irmão maior do Territory ganha versão híbrida de 367 cv