Estudo promovido pela divisão de tintas da BASF colheu resultados bastante interessantes sobre a distribuição de cores no mercado automotivo em 2017. Conforme aponta o relatório, o branco repetiu a performance de anos anteriores e manteve-se na liderança global em todos os segmentos, com participação de mercado de aproximadamente 40%. Na sequência (levando em conta as cores acromáticas) preto, cinza e prata foram as mais procuradas, seguidas de azul, vermelho e marrom (cores chamadas cromáticas).

Leia também:

Analisando os segmentos separadamente, o levantamento concluiu que os SUVs (categoria crescente em praticamente todas as regiões do planeta) têm no branco e no preto as tonalidades mais populares. Ao mesmo tempo, vermelho, azul e, principalmente, marrom estão se destacando cada vez mais, refletindo o crescimento e a diversificação da gama de modelos deste mercado. 

Já na análise por região, a Europa tem domínio das cores acromáticas. Aproximadamente 78% dos veículos vendidos no continente no ano passado foram pintados nas cores branca, preta, cinza ou prata. Um detalhe, em particular, chamou a atenção e diz respeito ao crescimento acelerado do cinza. A participação desta cor aumentou para 19%, atingindo a mesma popularidade do preto. E a explicação está exatamente na crescente diversidade de tons - são pelo menos 100 variações distintas, que colocam o cinza atrás apenas do azul em termos de número de tons.

Comparativo Peugeot 3008 x Jeep Compass
Comparativo VW Virtus x Chevrolet Cobalt

Na América do Norte, cores acromáticas como branco, preto e prata/cinza são as mais populares, mas o surgimento de novas tecnologias de pigmento tem aumentado a demanda por efeitos especiais que cintilam e brilham. Até mesmo entre os veículos elétricos (segmento em ascensão) o predomínio é do branco e do preto. Entre as tonalidades cromáticas, os norte-americanos preferem especialmente o azul e o vermelho. Outras cores, como o laranja, também já começam a conquistar os consumidores.

Na região da Ásia-Pacífico, o branco predomina com 49% de participação. Dentro de um contexto cultural, as cores brancas estão associadas à imagem positiva de pureza e tecnologia de inteligência avançada, o que explica o boom de carros brancos verificado na região nos últimos dois anos. Além do branco, o marrom também está ganhando bastante popularidade, principalmente entre SUVs médios. Por fim, o vermelho brilhante lidera entre as cores cromáticas, sendo sempre procurado por consumidores que buscam chamar atenção.

Fotos: Divulgação 

Galeria: Comparativo Peugeot 3008 x Jeep Compass

Envie seu flagra! flagra@motor1.com