Com 40% de participação, branca foi a cor mais popular dos carros em 2017
Estudo promovido pela BASF mostra preferência de consumidores quanto às tonalidade mais populares do mercado automotivo global
Estudo promovido pela divisão de tintas da BASF colheu resultados bastante interessantes sobre a distribuição de cores no mercado automotivo em 2017. Conforme aponta o relatório, o branco repetiu a performance de anos anteriores e manteve-se na liderança global em todos os segmentos, com participação de mercado de aproximadamente 40%. Na sequência (levando em conta as cores acromáticas) preto, cinza e prata foram as mais procuradas, seguidas de azul, vermelho e marrom (cores chamadas cromáticas).
Analisando os segmentos separadamente, o levantamento concluiu que os SUVs (categoria crescente em praticamente todas as regiões do planeta) têm no branco e no preto as tonalidades mais populares. Ao mesmo tempo, vermelho, azul e, principalmente, marrom estão se destacando cada vez mais, refletindo o crescimento e a diversificação da gama de modelos deste mercado.
Já na análise por região, a Europa tem domínio das cores acromáticas. Aproximadamente 78% dos veículos vendidos no continente no ano passado foram pintados nas cores branca, preta, cinza ou prata. Um detalhe, em particular, chamou a atenção e diz respeito ao crescimento acelerado do cinza. A participação desta cor aumentou para 19%, atingindo a mesma popularidade do preto. E a explicação está exatamente na crescente diversidade de tons - são pelo menos 100 variações distintas, que colocam o cinza atrás apenas do azul em termos de número de tons.
Na América do Norte, cores acromáticas como branco, preto e prata/cinza são as mais populares, mas o surgimento de novas tecnologias de pigmento tem aumentado a demanda por efeitos especiais que cintilam e brilham. Até mesmo entre os veículos elétricos (segmento em ascensão) o predomínio é do branco e do preto. Entre as tonalidades cromáticas, os norte-americanos preferem especialmente o azul e o vermelho. Outras cores, como o laranja, também já começam a conquistar os consumidores.
Na região da Ásia-Pacífico, o branco predomina com 49% de participação. Dentro de um contexto cultural, as cores brancas estão associadas à imagem positiva de pureza e tecnologia de inteligência avançada, o que explica o boom de carros brancos verificado na região nos últimos dois anos. Além do branco, o marrom também está ganhando bastante popularidade, principalmente entre SUVs médios. Por fim, o vermelho brilhante lidera entre as cores cromáticas, sendo sempre procurado por consumidores que buscam chamar atenção.
Fotos: Divulgação
Galeria: Comparativo Peugeot 3008 x Jeep Compass
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Este motorhome 6x6 é maior que alguns apartamentos em São Paulo
Latin NCAP testa Ford Ranger e VW Amarok; confira notas
Novo Celta 2025 é uma mentira: veja o carro que levantou o boato
Anfavea projeta produção de 2,8 milhões em 2025, mas teme importações
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Governo de SP prova que não está nem aí para carros elétricos
Em breve no Brasil, GAC já é famosa na América Latina com outros nomes