Esta é a sexta vez seguida em que a cor branca se mostra a favorita em quase todos os mercados do mundo. Quem chegou a essa conclusão foi a fabricante de tintas Axalta, que publicou sua 64ª pesquisa sobre o tema. Se o branco triunfou mundialmente, esse também foi o caso de tintas neutras, como preto (18%) e os cinzas claro e escuro (11% cada um), que completaram o pódio mundial

2017 Renault Megane GT
Audi A3
Alfa Romeo Stelvio: LA 2016

Com 37% das preferências, esta foi uma vitória incontestável do branco, que chega a ter 57% das preferências na China, 48% na Ásia, 27% na Europa, 41% na América do Sul, 25% na América do Norte, 47% na África, 34% no Japão e 28% na Rússia. O preto assegura o segundo lugar em quase todos os lugares do mundo, com a média de 18% que já citamos, a não ser na América do Sul, onde o prata se sai melhor, assim como na Rússia, África e Coreia do Sul. O cinza/prata fica em terceiro, na média, chegando a liderar na Índia.

Ranking mundial de cores de carros

Posições Cores Participação
1. Branco 37%
2. Preto 18%
3. Cinza escuro 11%
-. Prata 11%
5. Vermelho 6%
-. Azul 6%
-. Bege/marrom 6%
8. Amarelo 3%
9. Verde 1%
10. Outras 1%

Uma coisa é clara, de todo modo: cores vivas são as menos populares. Assim, tanto o azul como o vermelho conseguem apenas um quinto ou sexto lugares, dependendo dos países. O amarelo fica ainda mais para trás, ficando em quinto lugar apenas na China, com 5% das preferências. Assim como o verde, estes tons são os que permanecem em posição mais marginal (1% de participação, em média). Veja o quadro abaixo (em francês, mas facilmente compreensível).

 

Dossier couleur

 

O estudo também apresenta as preferências dos motoristas para diferentes tipos de carros vendidos. Na Europa, o branco é maioria para carros populares, enquanto o preto toma conta quando falamos dos topos de gama (35% de carros de luxo na Europa são vendidas em preto). Efeito oposto se verifica na América do Norte, onde o preto é a cor mais comum para carros populares, enquanto o branco assume o posto à medida que os veículos crescem.

Leia também:

Finalmente, a popularidade das cores em si também é mencionada. Ou seja, quais são as cores favoritas dos compradores, independentemente da escolhida na compra de um carro. Branco continua a ser mais popular na Ásia e na África (48% e 47%), enquanto cinza escuro é dominante na Europa (17%) e vermelho é favorecido na América do Norte (10%). Azul tem, por sua vez, é mais bem sucedido na Europa e na Rússia (9%).

Ilustrações: Camille De Bastiani

Fonte: Axalta

Envie seu flagra! flagra@motor1.com