A Toyota anuncia nesta semana no México a ampliação de sua participação no segmento de sedãs compactos com o lançamento do Yaris Sedan. Importado da Tailândia, o modelo estreia com a missão de enfrentar Nissan Versa (líder de mercado), Chevrolet Aveo e Volkswagen Vento, sempre equipado com motor 1.5 de 107 cv e opções de câmbio manual ou automático. O preço sugerido é de 216.600 pesos, cerca de R$ 37.700 numa conversão direta.
De série, o modelo oferece freios ABS, airbags frontais, fixação Isofix, controles eletrônicos de tração e estabilidade, conexão Bluetooth, entradas USB e vidros elétricos. As versões mais caras adicionam sistemas de entretenimento com telas de 6.1 ou 7 polegadas, incluindo função espelhamento e conexão WiFi. Em todos os casos, o motor 1.5 de 107 cv e 14,3 kgfm de torque é o mesmo. O que muda na verdade é o câmbio, que pode ser manual de 5 marchas ou automático CVT com 7 marchas simuladas.
No portfólio mexicano, o Yaris desempenha o papel de carro de entrada da Toyota, tendo em vista que o Etios não é oferecido por lá. Fica posicionado logo abaixo do Yaris R (fruto de uma parceria firmada com a Mazda) e, na sequencia, do Corolla.
No Brasil, o modelo será uma opção intermediária entre Etios e Corolla, de modo a rivalizar com Fiat Cronos, Volkswagen Virtus e Chevrolet Cobalt. Ganhará ainda um irmão hatchback, que chegará ao mercado já nos próximos meses.
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Vendas na Argentina em abril: 208 toma liderança e Cronos fica em 3º
Projeto de Lei propõe regularização do mototáxi
Toyota tem promoção com bônus de até R$ 10 mil para Corolla
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Toyota Yaris Cross começa a tomar espaço do Yaris Hatchback na Ásia
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Toyota Yaris Cross terá multimídia da Pioneer de série; e no Brasil?