Ainda como reflexo direto do devastador Dieselgate, a Porsche anuncia nesta semana o encerramento definitivo da produção de veículos movidos a diesel. Últimos representantes da marca na categoria, os modelos Panamera 4S Diesel e Macan S Diesel foram oficialmente descontinuados sob a justificativa de acompanhar a "mudança cultural" vivenciada pelo mercado. Desde a descoberta do escândalo, a má fama adquirida por motores do tipo derrubou as vendas em toda a Europa e normas anti-poluição tornaram-se significativamente mais rígidas.
Um dos principais chefões da marca, Oliver Blume disse abertamente que "o diesel não é tão importante para a Porsche". E, na prática, não era mesmo. De acordo com dados de vendas, apenas 15% dos modelos entregues globalmente pela marca em 2017 foram equipados com motores a óleo. No caso do Panamera, em especial, a versão que mais vende é a 4 E-Hybrid, responsável por mais de 50% dos emplacamentos. No Macan, as variantes diesel representaram uma parcela mínima das 97 mil unidades produzidas.
Ao contrário do que acontece com motores a gasolina, a Porsche nunca desenvolveu seus próprios propulsores a diesel - todos eram oriundos de outras marcas do grupo Volkswagen. O primeiro carro da marca alimentado pelo combustível foi o Cayenne da primeira geração, posto à venda em 2002. Um década e meia depois, o SUV chegou ao mercado em terceira linhagem já sem esta opção.
A partir de agora, todos os esforços da serão concentrados no desenvolvimento de powertrains eletrificados. O Mission E, por exemplo, é um grande promessa.
Fotos: Divulgação e Arquivo
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Carro da Xiaomi acaba de destruir um recorde da Porsche
Marca britânica Jaguar deixa de vender carros no Reino Unido
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Marcas como Aston Martin e Porsche agora têm arranha-céus. Mas por quê?