Percebeu algo de diferente do lado de dentro do Cruise AV? É isso aí, o novo carro da Chevrolet não tem volante, pedais ou qualquer outro controle para os ocupantes. A General Motors e a Cruise Automation entraram com um pedido para que o Departamento de Transportes dos Estados Unidos permita que uma frota de AV esteja nas ruas em 2019, funcionando de forma totalmente autônoma.

Ainda não revelaram muitos detalhes sobre o carro. A GM apenas promete que o Cruise AV irá "operar de forma segura por conta própria". Como é evidente no vídeo divulgado, o painel do veículo terá um desenho semelhante ao dos carros atuais da Chevrolet, assim como uma tela central para o sistema multimídia, só que sem um volante no lado do motorista. Os encostos de cabeça têm telas na parte de trás, para quem viaja no bancos traseiro. O Cruise AV será baseado nos protótipos do elétrico Chevrolet Bolt, que a GM já vem utilizando para testar as tecnologias autônomas. A empresa disse em um documento que os usuários poderão chamar o veículo por um aplicativo para smartphones e que o carro irá sozinho até o local combinado.

 

De acordo com o site Automotive News, o veículo será usado como um serviço de carro compartilhado, que pode ser operado pela própria GM ou por sua parceira, a Lyft. A petição enviada pela GM para o governo norte-americano pede que o carro seja isento de certas regras de segurança para automóveis. Segundo o AN, o Cruise AV, por exemplo, não terá um airbag no volante, e sim uma bolsa inflável no painel, como do lado do motorista. A GM descreve o carro como a "quarta geração" de seus veículos autônomos.

"Nós testamos em um dos ambientes mais complexos do mundo - o centro de São Francisco. Por isso, nos sentimos confiantes em remover com segurança o volante, os pedais e outros controles manuais desnecessários do nosso novo Cruise AV", explica Dan Ammann, presidente da General Motors. 

A GM comprou a startup Cruise Automation com o intuito de acelerar o desenvolvimento de veículos autônomos, investindo pelo menos US$ 14 milhões para expandir as pesquisas. Também adquiriu outra empresa chamada Strobe, que produz os sensores a laser com tecnologia LIDAR, para ajudar a guiar os carros.

Não é a única companhia a desenvolver carros autônomos. Empresas como Uber e Lyft vem experimentando esta tecnologia, assim como a Waymo, subsidiária da Google.

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Fonte: GM

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