Onix soberano, crescimento do Mobi, força dos SUVs/crossovers, Uno e Palio em queda livre, Argo e Polo mostrando potencial para 2018, Toro encostando na líder Strada, reação da Amarok. Confira agora os 50 automóveis e comerciais leves mais vendidos em 2017.
AUTOMÓVEIS
Se em 2016 a vantagem do Onix sobre o HB20 já havia sido expressiva – quase 32 mil unidades -, em 2017 o modelo da Chevrolet cresceu 23% e disparou, emplacando 188.654 unidades contra 105.539 unidades do rival da Hyundai, que perdeu 13,2% de seus compradores no período. Com isso, o Onix chegou ao terceiro ano consecutivo como campeão de vendas no Brasil.
Novamente no pódio, o Ford Ka (94.893) assegurou uma confortável dianteira sobre o VW Gol (73.919), oitavo no ano anterior. Quarto em 2016, o Chevrolet Prisma (68.988) completou o top 5, com o Renault Sandero (67.344) na cola. Vale ressaltar que o hatch perdeu fôlego nos últimos meses, perdendo a quarta colocação que ocupou durante boa parte do ano, mas ainda assim conquistou a melhor posição de um modelo de marca francesa no país.
Galeria: Comparativo 2017 Toyota Corolla x Honda Civic
Praticamente estável, o Toyota Corolla (66.188) caiu da quinta para a sétima posição, mas foi o único sedã médio a figurar até a 24ª posição – principal rival, o Honda Civic (25.871) vendeu menos da metade, mesmo crescendo 24% de um ano para o outro.
Em seu primeiro ano completo, o Fiat Mobi (54.270) garantiu não só a oitava posição como se transformou no automóvel mais vendido da marca italiana no país, aproveitando-se da queda do Uno (34.165) e do Palio (20.138), este último despencando da sexta para a 32ª colocação, lembrando que o modelo havia sido vice-líder em 2015 e nº 1 em 2014.
Galeria: Comparativo - Hyundai Creta x Honda HR-V x Nissan Kicks
O ano de 2017 ainda viu a força dos SUVs/crossovers, com destaque especial para o Jeep Compass (49.187), nº 1 dentre todas as categorias. O Honda HR-V (47.775), líder em 2016, completou o top 10 em baixa superior a 14% e já sente a ameaça do Hyundai Creta (41.625) para manter a posição ao longo de 2018.
O Jeep Renegade (38.330), que havia ficado muito próximo do japonês, caiu da 10ª para a 15ª posição, apenas três à frente do Nissan Kicks (33.464), agora nacional, que havia fechado o ano anterior numa modesta 39ª colocação. O ano foi ruim para o Hyundai HB20S (32.232), que por pouco não deixou o top 20 depois de ser o 11º em 2016.
Ofuscado pelos novos rivais da categoria, o Renault Duster (17.638) perdeu quase 1/3 de seus compradores, mas ainda fechou o ano à frente dos novatos Honda WR-V (15.353) e Renault Captur (13.742). Reestilizado, o Chevrolet Tracker (12.136) cresceu mais de 40% e superou o Peugeot 2008 (10.571).
POS. | MODELO | 2017 | % TOTAL | 2016 | % TOTAL | % VAR. 17/16 | POS. 2016 |
1º | CHEVROLET ONIX | 188.654 | 10,17% | 153.372 | 9,09% | 23,00% | 1º |
2º | HYUNDAI HB20 | 105.539 | 5,69% | 121.616 | 7,20% | -13,22% | 2º |
3º | FORD KA | 94.893 | 5,11% | 76.616 | 4,54% | 23,86% | 3º |
4º | VW GOL | 73.919 | 3,98% | 57.390 | 3,40% | 28,80% | 8º |
5º | CHEVROLET PRISMA | 68.988 | 3,72% | 66.337 | 3,93% | 4,00% | 4º |
6º | RENAULT SANDERO | 67.344 | 3,63% | 63.228 | 3,75% | 6,51% | 7º |
7º | TOYOTA COROLLA | 66.188 | 3,57% | 64.740 | 3,84% | 2,24% | 5º |
8º | FIAT MOBI | 54.270 | 2,92% | 28.731 | 1,70% | 88,89% | 18º |
9º | JEEP COMPASS | 49.187 | 2,65% | 6.599 | 0,39% | 645,37% | 48º |
10º | HONDA HR-V | 47.775 | 2,57% | 55.758 | 3,30% | -14,32% | 9º |
11º | VW FOX/CROSS FOX | 42.716 | 2,30% | 43.727 | 2,59% | -2,31% | 12º |
12º | TOYOTA ETIOS HATCH | 41.986 | 2,26% | 37.974 | 2,25% | 10,57% | 14º |
13º | HYUNDAI CRETA | 41.625 | 2,24% | 0 | 0,00% | - | - |
14º | VW VOYAGE | 40.822 | 2,20% | 26.074 | 1,54% | 56,56% | 21º |
15º | JEEP RENEGADE | 38.330 | 2,07% | 51.567 | 3,05% | -25,67% | 10º |
16º | FIAT UNO | 34.165 | 1,84% | 34.626 | 2,05% | -1,33% | 15º |
17º | VW UP | 34.161 | 1,84% | 38.354 | 2,27% | -10,93% | 13º |
18º | NISSAN KICKS | 33.464 | 1,80% | 10.712 | 0,63% | 212,40% | 39º |
19º | HYUNDAI HB20S | 32.232 | 1,74% | 46.023 | 2,73% | -29,97% | 11º |
20º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 31.395 | 1,69% | 29.791 | 1,76% | 5,38% | 17º |
21º | FORD ECOSPORT | 31.195 | 1,68% | 28.105 | 1,66% | 10,99% | 20º |
22º | FIAT ARGO | 27.925 | 1,50% | 0 | 0,00% | - | - |
23º | FORD KA SEDAN | 27.647 | 1,49% | 24.663 | 1,46% | 12,10% | 23º |
24º | RENAULT LOGAN | 26.010 | 1,40% | 23.707 | 1,40% | 9,71% | 24º |
25º | HONDA CIVIC | 25.871 | 1,39% | 20.857 | 1,24% | 24,04% | 28º |
26º | HONDA FIT | 25.347 | 1,37% | 28.439 | 1,68% | -10,87% | 19º |
27º | FIAT SIENA | 24.955 | 1,34% | 33.478 | 1,98% | -25,46% | 16º |
28º | CHEVROLET SPIN | 24.713 | 1,33% | 22.982 | 1,36% | 7,53% | 25º |
29º | NISSAN VERSA | 23.370 | 1,26% | 21.897 | 1,30% | 6,73% | 27º |
30º | CHEVROLET COBALT | 22.949 | 1,24% | 22.466 | 1,33% | 2,15% | 26º |
31º | RENAULT KWID | 22.576 | 1,22% | 0 | 0,00% | - | - |
32º | FIAT PALIO | 20.138 | 1,09% | 63.996 | 3,79% | -68,53% | 6º |
33º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 19.192 | 1,03% | 12.064 | 0,71% | 59,08% | 33º |
34º | FORD FIESTA | 19.057 | 1,03% | 16.986 | 1,01% | 12,19% | 30º |
35º | RENAULT DUSTER | 17.638 | 0,95% | 25.373 | 1,50% | -30,49% | 22º |
36º | HONDA CITY | 15.974 | 0,86% | 15.422 | 0,91% | 3,58% | 31º |
37º | HONDA WR-V | 15.353 | 0,83% | 0 | 0,00% | - | - |
38º | NISSAN MARCH | 14.052 | 0,76% | 18.376 | 1,09% | -23,53% | 29º |
39º | RENAULT CAPTUR | 13.742 | 0,74% | 0 | 0,00% | - | - |
40º | TOYOTA HILUX SW4 | 12.567 | 0,68% | 12.168 | 0,72% | 3,28% | 32º |
41º | PEUGEOT 208 | 12.157 | 0,66% | 10.768 | 0,64% | 12,90% | 38º |
42º | CHEVROLET TRACKER | 12.136 | 0,65% | 8.558 | 0,51% | 41,81% | 43º |
43º | PEUGEOT 2008 | 10.571 | 0,57% | 10.692 | 0,63% | -1,13% | 40º |
44º | HYUNDAI IX35 | 10.254 | 0,55% | 10.226 | 0,61% | 0,27% | 41º |
45º | CITROËN C3 | 9.881 | 0,53% | 11.824 | 0,70% | -16,43% | 34º |
46º | VW POLO | 9.521 | 0,51% | 13 | 0,00% | 73138,46% | - |
47º | CITROËN AIRCROSS | 8.314 | 0,45% | 7.287 | 0,43% | 14,09% | 46º |
48º | VW JETTA | 7.669 | 0,41% | 8.654 | 0,51% | -11,38% | 42º |
49º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 7.328 | 0,39% | 3.587 | 0,21% | 104,29% | - |
50º | FORD FOCUS FASTBACK | 6.163 | 0,33% | 5.522 | 0,33% | 11,61% | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL AUTOS | 1.855.874 | 100,00% | 1.688.112 | 100,00% | 9,94% |
|
Galeria: Fiat Strada 2018
COMERCIAIS LEVES
A Fiat Strada (54.870), mesmo em retração de quase 8%, manteve-se à frente de todos os rivais entre os comerciais leves, mas nunca sob tanta ameaça quanto agora: a Toro, em seu primeiro ano cheio, foi a preferida por 50.723 consumidores – no ano anterior a diferença havia sido superior a 18 mil unidades.
A VW Saveiro (42.414), que havia caído para o quarto lugar em 2016, voltou ao pódio com uma evolução de quase 25%. A Toyota Hilux (34.368), embora praticamente estável, teve a aproximação perigosa da Chevrolet S10 (30.438), cujas vendas cresceram quase 15%.
Galeria: Volkswagen Amarok V6 - Lançamento
A VW Amarok, fora do top 10 no ano anterior, cresceu mais de 30% - a maior evolução entre as líderes – e subiu para o oitavo lugar. Destaque negativo para a Duster Oroch (11.047): em seu primeiro ano completo, a única picape da Renault disponível no mercado até a chegada da Alaskan recuou 22,5% e por muito pouco não perdeu a nona posição para a Fiat Fiorino (10.947).
POS. | MODELO | 2017 | % TOTAL | 2016 | % TOTAL | % VAR. 17/16 | POS. 2016 |
1º | FIAT STRADA | 54.870 | 17,34% | 59.449 | 19,94% | -7,70% | 1º |
2º | FIAT TORO | 50.723 | 16,03% | 41.283 | 13,84% | 22,87% | 2º |
3º | VW SAVEIRO | 42.414 | 13,41% | 33.951 | 11,39% | 24,93% | 4º |
4º | TOYOTA HILUX | 34.368 | 10,86% | 34.031 | 11,41% | 0,99% | 3º |
5º | CHEVROLET S10 | 30.438 | 9,62% | 26.558 | 8,91% | 14,61% | 5º |
6º | FORD RANGER | 17.830 | 5,64% | 15.812 | 5,30% | 12,76% | 6º |
7º | CHEVROLET MONTANA | 14.872 | 4,70% | 14.769 | 4,95% | 0,70% | 7º |
8º | VW AMAROK | 11.964 | 3,78% | 9.172 | 3,08% | 30,44% | 11º |
9º | RENAULT DUSTER OROCH | 11.047 | 3,49% | 14.245 | 4,78% | -22,45% | 8º |
10º | FIAT FIORINO | 10.947 | 3,46% | 9.760 | 3,27% | 12,16% | 10º |
11º | MITSUBISHI L200 | 9.946 | 3,14% | 9.943 | 3,33% | 0,03% | 9º |
12º | RENAULT MASTER | 6.181 | 1,95% | 6.399 | 2,15% | -3,41% | 12º |
13º | NISSAN FRONTIER | 4.057 | 1,28% | 3.605 | 1,21% | 12,54% | 14º |
14º | HYUNDAI HR | 4.041 | 1,28% | 4.310 | 1,45% | -6,24% | 13º |
15º | IVECO DAILY 3514 | 2.008 | 0,63% | 1.826 | 0,61% | 9,97% | 17º |
16º | KIA K2500 | 1.650 | 0,52% | 1.372 | 0,46% | 20,26% | 18º |
17º | FIAT DUCATO | 1.544 | 0,49% | 2.904 | 0,97% | -46,83% | 15º |
18º | RENAULT KANGOO | 1.254 | 0,40% | 1.842 | 0,62% | -31,92% | 16º |
19º | PEUGEOT PARTNER | 939 | 0,30% | 351 | 0,12% | 167,52% | 28º |
20º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 620 | 0,20% | 83 | 0,03% | 646,99% | 31º |
21º | FIAT DOBLÒ | 606 | 0,19% | 1.158 | 0,39% | -47,67% | 19º |
22º | MERCEDES-BENZ VITO | 438 | 0,14% | 376 | 0,13% | 16,49% | 27º |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 424 | 0,13% | 440 | 0,15% | -3,64% | 25º |
24º | CITROËN JUMPER | 415 | 0,13% | 813 | 0,27% | -48,95% | 21º |
25º | TOYOTA HILUX SW4 | 391 | 0,12% |
| 0,00% | #DIV/0! |
|
26º | LIFAN FOISON | 380 | 0,12% | 554 | 0,19% | -31,41% | 23º |
27º | RAM 2500 | 332 | 0,10% | 457 | 0,15% | -27,35% | 24º |
28º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 283 | 0,09% | 880 | 0,30% | -67,84% | 20º |
29º | FIAT UNO | 166 | 0,05% | 19 | 0,01% | 773,68% | 40º |
30º | PEUGEOT EXPERT | 154 | 0,05% | 0 | 0,00% | - | - |
31º | CITROËN JUMPY | 121 | 0,04% | 0 | 0,00% | - | - |
32º | EFFA K01 | 107 | 0,03% | 48 | 0,02% | 122,92% | 35º |
33º | PEUGEOT BOXER | 87 | 0,03% | 653 | 0,22% | -86,68% | 22º |
34º | IVECO DAILY | 82 | 0,03% | 48 | 0,02% | 70,83% | 34º |
35º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 67 | 0,02% | 56 | 0,02% | 19,64% | 33º |
36º | FOTON AUMARK 1039 | 53 | 0,02% | 407 | 0,14% | -86,98% | 26º |
37º | RENAULT | 46 | 0,01% | - | - | - | - |
38º | EFFA V21 | 26 | 0,01% | - | - | - | - |
39º | JAC T8 | 25 | 0,01% | 105 | 0,04% | -76,19% | 29º |
40º | RELY PICK-UP | 24 | 0,01% | 77 | 0,03% | -68,83% | 32º |
41º | VICR SAVEIRO | 24 | 0,01% | - | - | - | - |
42º | EFFA K02 | 23 | 0,01% | 23 | 0,01% | 0,00% | 39º |
43º | FOTON AUMARK 3.5 - 12DT | 23 | 0,01% | - | - | - | - |
44º | HAFEI RUYUI | 22 | 0,01% | 16 | 0,01% | 37,50% | 43º |
45º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 22 | 0,01% | 13 | 0,00% | 69,23% | 45º |
46º | TOYOTA BANDEIRANTE | 21 | 0,01% | 33 | 0,01% | -36,36% | 37º |
47º | FOTON AUMARK 3.5 - 14DT | 18 | 0,01% | - | - | - | - |
48º | HAFEI TOWNER | 18 | 0,01% | - | - | - | - |
49º | SHINERAY P TRUCKS | 18 | 0,01% | 93 | 0,03% | -80,65% | 30º |
50º | EFFA V22 | 17 | 0,01% | - | - | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL COMERCIAIS | 316.361 | 100,00% | 298.191 | 100,00% | 6,09% |
|
Em dezembro
Completando 29 meses consecutivos como líder, o Chevrolet Onix fechou dezembro com 17.508 emplacamentos, mais do que a soma do Hyundai HB20 (8.770) e do Ford Ka (7.881). Quarto, o Toyota Corolla (6.568) deixou para trás o VW Gol (6.054).
Encostado no Chevrolet Prisma (5.737), o Fiat Argo (5.590) assegurou a sétima posição. Numa disputa definida por apenas 22 unidades, o Jeep Compass (5.121) venceu o Hyundai Creta (5.099) e se manteve como SUV/crossover nº 1 na preferência popular.
Galeria: Comparativo VW Polo x Fiat Argo x Honda Fit x Peugeot 208
O grande destaque ficou por conta do VW Polo (4.898) em seu primeiro top 10. 15º, o Nissan Kicks (3.713) novamente ficou à frente do Jeep Renegade (3.345). Ainda sem as vendas totalmente regularizadas, o Renault Kwid (2.818) voltou a figurar no top 20.
POS. | MODELO | DEZ 17 | % TOTAL | NOV 17 | % TOTAL | % VAR. DEZ/NOV | POS. NOV |
1º | CHEVROLET ONIX | 17.508 | 10,18% | 18.611 | 11,02% | -5,93% | 1º |
2º | HYUNDAI HB20 | 8.770 | 5,10% | 8.527 | 5,05% | 2,85% | 3º |
3º | FORD KA | 7.881 | 4,58% | 9.067 | 5,37% | -13,08% | 2º |
4º | TOYOTA COROLLA | 6.568 | 3,82% | 5.537 | 3,28% | 18,62% | 6º |
5º | VW GOL | 6.054 | 3,52% | 6.290 | 3,72% | -3,75% | 4º |
6º | CHEVROLET PRISMA | 5.737 | 3,34% | 6.014 | 3,56% | -4,61% | 5º |
7º | FIAT ARGO | 5.590 | 3,25% | 5.015 | 2,97% | 11,47% | 8º |
8º | JEEP COMPASS | 5.121 | 2,98% | 4.582 | 2,71% | 11,76% | 9º |
9º | HYUNDAI CRETA | 5.099 | 2,96% | 4.164 | 2,47% | 22,45% | 10º |
10º | VW POLO | 4.898 | 2,85% | 3.831 | 2,27% | 27,85% | 14º |
11º | FIAT MOBI | 4.799 | 2,79% | 5.167 | 3,06% | -7,12% | 7º |
12º | HONDA HR-V | 4.267 | 2,48% | 4.095 | 2,42% | 4,20% | 11º |
13º | RENAULT SANDERO | 3.913 | 2,28% | 3.794 | 2,25% | 3,14% | 15º |
14º | TOYOTA ETIOS HATCH | 3.769 | 2,19% | 3.361 | 1,99% | 12,14% | 19º |
15º | NISSAN KICKS | 3.713 | 2,16% | 4.041 | 2,39% | -8,12% | 13º |
16º | JEEP RENEGADE | 3.345 | 1,94% | 3.423 | 2,03% | -2,28% | 17º |
17º | FORD ECOSPORT | 3.193 | 1,86% | 3.217 | 1,90% | -0,75% | 20º |
18º | TOYOTA ETIOS SEDAN | 2.991 | 1,74% | 2.841 | 1,68% | 5,28% | 21º |
19º | HYUNDAI HB20S | 2.922 | 1,70% | 3.392 | 2,01% | -13,86% | 18º |
20º | RENAULT KWID | 2.818 | 1,64% | 2.231 | 1,32% | 26,31% | 27º |
21º | VW VOYAGE | 2.809 | 1,63% | 4.089 | 2,42% | -31,30% | 12º |
22º | VW UP | 2.733 | 1,59% | 2.496 | 1,48% | 9,50% | 24º |
23º | HONDA FIT | 2.694 | 1,57% | 2.700 | 1,60% | -0,22% | 23º |
24º | RENAULT LOGAN | 2.603 | 1,51% | 1.731 | 1,02% | 50,38% | 32º |
25º | VW FOX/CROSS FOX | 2.591 | 1,51% | 2.381 | 1,41% | 8,82% | 26º |
26º | NISSAN VERSA | 2.389 | 1,39% | 3.661 | 2,17% | -34,74% | 16º |
27º | CHEVROLET SPIN | 2.374 | 1,38% | 2.478 | 1,47% | -4,20% | 25º |
28º | FORD KA SEDAN | 2.234 | 1,30% | 2.768 | 1,64% | -19,29% | 22º |
29º | RENAULT CAPTUR | 2.105 | 1,22% | 1.670 | 0,99% | 26,05% | 34º |
30º | CHEVROLET TRACKER | 2.074 | 1,21% | 1.190 | 0,70% | 74,29% | 39º |
31º | CHEVROLET COBALT | 2.046 | 1,19% | 2.161 | 1,28% | -5,32% | 28º |
32º | RENAULT DUSTER | 1.929 | 1,12% | 1.754 | 1,04% | 9,98% | 31º |
33º | HONDA CIVIC | 1.851 | 1,08% | 1.858 | 1,10% | -0,38% | 30º |
34º | FIAT SIENA | 1.713 | 1,00% | 1.908 | 1,13% | -10,22% | 29º |
35º | FORD FIESTA | 1.677 | 0,98% | 1.716 | 1,02% | -2,27% | 33º |
36º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 1.601 | 0,93% | 1.639 | 0,97% | -2,32% | 35º |
37º | HONDA WR-V | 1.378 | 0,80% | 1.485 | 0,88% | -7,21% | 37º |
38º | NISSAN MARCH | 1.355 | 0,79% | 871 | 0,52% | 55,57% | 45º |
39º | FIAT UNO | 1.346 | 0,78% | 1.096 | 0,65% | 22,81% | 41º |
40º | TOYOTA HILUX SW4 | 1.240 | 0,72% | 1.112 | 0,66% | 11,51% | 40º |
41º | HONDA CITY | 1.118 | 0,65% | 1.197 | 0,71% | -6,60% | 38º |
42º | CITROËN C3 | 1.096 | 0,64% | 861 | 0,51% | 27,29% | 46º |
43º | PEUGEOT 208 | 1.004 | 0,58% | 1.505 | 0,89% | -33,29% | 36º |
44º | HYUNDAI IX35 | 972 | 0,57% | 894 | 0,53% | 8,72% | 44º |
45º | PEUGEOT 2008 | 826 | 0,48% | 947 | 0,56% | -12,78% | 43º |
46º | FORD FOCUS FASTBACK | 700 | 0,41% | 624 | 0,37% | 12,18% | 48º |
47º | VW JETTA | 626 | 0,36% | 589 | 0,35% | 6,28% | 49º |
48º | FIAT DOBLÒ | 581 | 0,34% | 469 | 0,28% | 23,88% | - |
49º | CITROËN AIRCROSS | 568 | 0,33% | 1.024 | 0,61% | -44,53% | 42º |
50º | BMW X1 | 567 | 0,33% | 396 | 0,23% | 43,18% | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL AUTOS | 171.988 | 100,00% | 168.888 | 100,00% | 1,84% |
|
Entre os comerciais leves, a Fiat Strada (6.903) teve o seu melhor desempenho em 2017 e abriu vantagem sobre a Toro (4.229), ameaçada pelas 4.019 unidades da Toyota Hilux. VW Saveiro (3.273), em baixa de quase 10% sobre novembro, e Chevrolet S10 (2.996) vieram na sequência.
Galeria: Ford Ranger Sportrac 2018
Destaque para o ótimo desempenho da Ford Ranger (2.459) e para o crescimento superior a 40% da Chevrolet Montana (1.788).
POS. | MODELO | DEZ 17 | % TOTAL | NOV 17 | % TOTAL | % VAR. DEZ/NOV | POS. NOV |
1º | FIAT STRADA | 6.903 | 21,00% | 5.295 | 18,67% | 30,37% | 1º |
2º | FIAT TORO | 4.229 | 12,87% | 3.950 | 13,93% | 7,06% | 2º |
3º | TOYOTA HILUX | 4.019 | 12,23% | 3.112 | 10,97% | 29,15% | 4º |
4º | VW SAVEIRO | 3.273 | 9,96% | 3.612 | 12,73% | -9,39% | 3º |
5º | CHEVROLET S10 | 2.996 | 9,12% | 2.536 | 8,94% | 18,14% | 5º |
6º | FORD RANGER | 2.459 | 7,48% | 1.876 | 6,61% | 31,08% | 6º |
7º | CHEVROLET MONTANA | 1.788 | 5,44% | 1.266 | 4,46% | 41,23% | 7º |
8º | VW AMAROK | 1.317 | 4,01% | 1.083 | 3,82% | 21,61% | 10º |
9º | RENAULT DUSTER OROCH | 1.133 | 3,45% | 1.161 | 4,09% | -2,41% | 9º |
10º | FIAT FIORINO | 982 | 2,99% | 1.189 | 4,19% | -17,41% | 8º |
11º | MITSUBISHI L200 | 834 | 2,54% | 772 | 2,72% | 8,03% | 11º |
12º | RENAULT MASTER | 616 | 1,87% | 600 | 2,12% | 2,67% | 12º |
13º | NISSAN FRONTIER | 446 | 1,36% | 295 | 1,04% | 51,19% | 14º |
14º | HYUNDAI HR | 387 | 1,18% | 401 | 1,41% | -3,49% | 13º |
15º | IVECO DAILY 3514 | 293 | 0,89% | 204 | 0,72% | 43,63% | 15º |
16º | TOYOTA HILUX SW4 | 229 | 0,70% | 146 | 0,51% | 56,85% | 18º |
17º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 313 | 149 | 0,45% | 97 | 0,34% | 53,61% | 19º |
18º | KIA K2500 | 141 | 0,43% | 164 | 0,58% | -14,02% | 16º |
19º | PEUGEOT EXPERT | 98 | 0,30% | 52 | 0,18% | 88,46% | 22º |
20º | CITROËN JUMPY | 91 | 0,28% | 22 | 0,08% | 313,64% | 27º |
21º | PEUGEOT PARTNER | 83 | 0,25% | 76 | 0,27% | 9,21% | 21º |
22º | RENAULT KANGOO | 82 | 0,25% | 159 | 0,56% | -48,43% | 17º |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 81 | 0,25% | 29 | 0,10% | 179,31% | 24º |
24º | FIAT UNO | 40 | 0,12% | 83 | 0,29% | -51,81% | 20º |
25º | LIFAN FOISON | 37 | 0,11% | 25 | 0,09% | 48,00% | 26º |
26º | IVECO DAILY | 31 | 0,09% | 3 | 0,01% | 933,33% | 37º |
27º | FIAT DUCATO | 20 | 0,06% | 26 | 0,09% | -23,08% | 25º |
28º | MERCEDES-BENZ VITO | 20 | 0,06% | 22 | 0,08% | -9,09% | 28º |
29º | EFFA K01 | 11 | 0,03% | 6 | 0,02% | 83,33% | 32º |
30º | JAC V260 | 11 | 0,03% | 6 | 0,02% | 83,33% | 34º |
31º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 415 | 9 | 0,03% | 9 | 0,03% | 0,00% | 30º |
32º | IVECO DAILY 5516 | 6 | 0,02% | 2 | 0,01% | 200,00% | 40º |
33º | EFFA V21 | 4 | 0,01% | 2 | 0,01% | 100,00% | 38º |
34º | EFFA V22 | 4 | 0,01% | 5 | 0,02% | -20,00% | 35º |
35º | FOTON AUMARK 3.5 - 12DT | 4 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
36º | CITROËN JUMPER | 3 | 0,01% | 11 | 0,04% | -72,73% | 29º |
37º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 515 | 3 | 0,01% | 1 | 0,00% | 200,00% | 48º |
38º | RENAULT | 3 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
39º | AGRALE MARRUÁ | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
40º | FIAT DOBLÒ | 2 | 0,01% | 4 | 0,01% | -50,00% | 36º |
41º | FORD F250 | 2 | 0,01% | 1 | 0,00% | 100,00% | 46º |
42º | FOTON AUMARK 3.5 - 14DT | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
43º | HAFEI RUYUI | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
44º | RAM 2500 | 2 | 0,01% | 8 | 0,03% | -75,00% | 31º |
45º | RELY PICK-UP | 2 | 0,01% | 0 | 0,00% | - | - |
46º | VICR SAVEIRO | 2 | 0,01% | 2 | 0,01% | 0,00% | 41º |
47º | FIAT TECFORM | 1 | 0,00% | 1 | 0,00% | 0,00% | 44º |
48º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 311 | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
49º | PEUGEOT BOXER | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
50º | RENAULT ALASKAN | 1 | 0,00% | 0 | 0,00% | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
| TOTAL COMERCIAIS | 32.864 | 100,00% | 28.366 | 100,00% | 15,86% |
|
Fonte: Fenabrave