page ad skin

Ford admite problema no motor 2.3 EcoBoost dos primeiros Focus RS

Uma nuvem de fumaça branca já foi vista saindo do escape de algumas unidades

Ford Focus RS Edition

O Ford Focus RS foi lançado em 2015 com a promessa de ser um carro de rali para as ruas - exatamente o que os fãs da marca estavam esperando. Mas, recentemente, o hatch virou noticia com proprietários mostrando que o motor 2.3 EcoBoost, o destaque do do carro, pode ter alguns problemas. 

2016 Ford Focus RS: First Drive

Em comunicado para a publicação Autocar, a Ford confirmou que o motor 2.3 pode apresentar uma anomalia que o leva a consumir o líquido da refrigeração. Este problema foi notado nos primeiros Focus RS, e parece ter afetado carros com cerca de 10.000 km rodados. 

Este problema é o responsável pela fumaça branca que sai pelo escape, já que o motor queima o líquido durante a fase fria. Quando perguntados se o problema resultará em um recall para o Focus RS, um porta-voz da Ford disse que a empresa "trabalha em reparos para todos os consumidores". O chamado pode afetar até mesmo os Focus RS que não apresentaram o problema, de forma preventiva. 

Galeria: Ford Focus RS 2016 - First Drive

A Ford disse que já substituiu alguns motores afetados pelo problema. Os atuais estão sendo construídos seguindo as novas especificações e estão cobertos pela garantia. A companhia não informou oficialmente qual a causa do problema, mas os donos sugerem que seja uma falha na junta do cabeçote, na vedação do bloco com o cabeçote. 

O problema também pode ser oriundo de uma distorção no bloco, não um problema da junta em si. Rumores indicam que, pelo fato de o motor ter diversas galerias de arrefecimento, a junta não veda as partes corretamente. Graças a donos de Mustang, já sabemos que o defeito se limita ao Focus RS. O motor 2.3 do Mustang usa um tipo diferente de alumínio no bloco e cabeçote, enquanto o do Focus RS é feito de alumínio reforçado com outros metais. 

Fonte: Autocar

Envie seu flagra! flagra@motor1.com