A Volkswagen anuncia nesta semana o início da comercialização da nova geração do Polo GTI nos principais mercados da Europa. Posicionado abaixo do Golf GTI na linha esportiva da marca, o compacto estreia o motor 2.0 TSI de 200 cv e 32,6 kgfm de torque (já a 1.500 rpm), aliado ao câmbio DSG de dupla embreagem e 6 marchas. Os preços começam em 23.875 euros (equivalente a R$ 91.300, numa conversão direta), mas podem superar os 29 mil euros (R$ 110.900) se o cliente adicionar todos os opcionais disponíveis. Por lá, os principais concorrentes são MINI Cooper S e Peugeot 208 GTi.
Em relação às demais versões, o GTI se diferencia pelos para-choques exclusivos com entradas de ar mais destacadas, ponteira dupla de escapamento, faróis com os detalhes vermelhos e o logotipo "GTI" cravado na grade dianteira. Além disso, oferece suspensão rebaixada em 15 mm, novos amortecedores (equipados com molas internas) e barras estabilizadoras mais grossas. Opcionalmente, há ainda amortecedores adaptativos, que alteram a carga conforme o modo de condução selecionado. A VW garante aceleração de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos e velocidade máxima de 237 km/h.
No interior, temos o mesmo volante usado no Golf GTI e os bancos com o clássico tecido xadrez e costuras vermelhas acompanhando o couro das manoplas, além de pedaleiras de alumínio. De série, há rodas rodas de 17 polegadas, ar-condicionado e sistema multimídia de 6,5 polegadas. Itens como rodas aro 18", teto solar, bancos em couro, painel digital Active Info Display, faróis com luzes de LED, piloto automático adaptativo (ACC), Park Assist e airbags de cortina são todos opcionais. Uma versão equipada com câmbio manual será oferecida a partir de 2018.
Apesar de o GTI estar longe dos planos da Volkswagen brasileira, o Polo nacional terá uma versão esportiva para chamar de sua. Será o modelo GTS, adiantado recentemente pelo próprio calendário de lançamentos da marca. Entre outros destaques, oferecerá visual incrementado com detalhes exclusivos e, provavelmente, uma motorização mais potente - fala-se no uso do propulsor 1.4 TSI de 150 cv emprestado do Golf. Até mesmo o sedã Virtus será vendido nesta versão.
Fotos: Divulgação e Arquivo Motor1.com
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