Lançado no final de outubro, o Novo Polo brasileiro já é exportado pela Volkswagen. Segundo a marca, os primeiros lotes foram enviados para Argentina, Chile e Paraguai, onde começarão a ser vendidos a partir de janeiro de 2018. A fábrica em São Bernardo do Campo (SP) será responsável pela produção para toda a América Latina.

Leia também:

“O Novo Polo reforçará ainda mais o nosso portfólio de exportações, que já é bastante amplo e faz grande sucesso em vários países da Região América do Sul. Ao lado do Gol, Up!, Saveiro e Voyage, o novo modelo irá nos ajudar a reforçar a nossa participação no mercado nessas regiões, atraindo novos consumidores”, afirma Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América do Sul e Brasil.

A Volkswagen é uma das fabricantes que tenta contornar a baixa no mercado nacional com exportações. De acordo com a empresa, mais de 145 mil veículos foram enviados para países da América do Sul, América Central e Caribe. O Gol é o campeão, ultrapassando as 67 mil unidades exportadas neste ano, ou 56% mais do que 2016.

Comparativo VW Polo x Fiat Argo x Honda Fit x Peugeot 208
Comparativo VW Polo x Fiat Argo x Honda Fit x Peugeot 208

Quem mais recebe os carros brasileiros feitos pela VW é a Argentina, para onde foram enviadas 82 mil unidades. Esse resultado mostra a razão do país vizinho criar uma política para equilibrar a quantidade de importação e exportação em relação ao Brasil. Já tem reflexos na estratégia da marca, que irá produzir um novo SUV médio na fábrica argentina em Pacheco, conhecido como Projeto Tarek, a partir de 2020.

Apesar do Polo ser feito aqui, outros países contam com uma exclusividade: a versão 1.6 com câmbio automático de 6 marchas. Por aqui, esse motor é vendido somente com a transmissão manual de 5 marchas. Fontes ligadas à Volkswagen dizem que isso irá mudar no ano que vem, possivelmente ainda no primeiro semestre.

Fotos: Divulgação

Galeria: Volkswagen Polo - Exportação

Envie seu flagra! flagra@motor1.com