A Fiat anuncia nesta semana na Europa que suspenderá temporariamente a produção do hatchback Punto. Fabricado especificamente na planta de Melfi, na Itália, o modelo têm registrado sucessivas quedas de vendas no últimos meses e, para controlar os níveis de estoques, deixará de ser montado entre os dias 18 e 30 de dezembro.
Outrora considerado a principal estrela comercial da marca no continente, o compacto sente fortemente o peso da idade e já não é capaz de enfrentar em pé de igualdade os rivais de nova geração, especialmente Volkswagen Polo e Ford Fiesta. Uma linhagem inteiramente nova, inspirada no Argo brasileiro, é aguardada para o ano que vem, mas enquanto a novidade não chega as vendas seguem em declínio.
Na terra natal Itália, em especial, a tendência se comprova: em outubro de 2016 3.460 unidades foram emplacadas no país, enquanto em outubro desse ano o número caiu para 2.682 exemplares. No acumulado do ano, o cenário se repete: 39.274 unidades no ano passado e 32.877 neste ano.
Não há perspectivas de crescimento e a expectativa é que o Punto acabe sendo descontinuado dentro de pouco tempo, assim como já aconteceu no Brasil. A sucessão, por aqui, ficou a cargo do Argo, enquanto na Europa as especulações apontam para a chegada de um inédito modelo (inspirado no design do hatch brasileiro) que poderá se chamar Primo. A conferir.
Fonte: Actualidad Motor
Fotos: Divulgação
RECOMENDADO PARA VOCÊ
História automotiva: Punto Cabrio, o último conversível clássico da Fiat
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo Fiat Punto é confirmado pela marca e será lançado em 2023
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo Fiat Punto? Projeção sugere nova geração graças à fusão com a PSA
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Fiat Punto dá adeus e sai de linha na Itália